Deputado Luciano Silveira (MDB) é o proponente da Frente Parlamentar. Foto: Rodrigo Rodrigues/ALRS

Na tarde desta segunda-feira (22), foi instalada a Frente Parlamentar em defesa do desenvolvimento do Litoral Norte, iniciativa do deputado Luciano Silveira (MDB), na Assembleia Legislativa. A solenidade, realizada no Salão Júlio de Castilhos, reuniu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios do litoral; além de representantes de associações, universidades e instituições da região.

O proponente da Frente Parlamentar disse que o Litoral Norte foi a região que mais cresceu no RS nos últimos 40 anos. Segundo Luciano Silveira, em 2010, havia 250 mil habitantes na região e, dez anos depois, são mais de 500 mil habitantes. “O que a Frente Parlamentar quer propor é trabalharmos juntos para definir qual litoral nós queremos nos próximos 30 anos”, explicou.

Desafio a enfrentar

O parlamentar ainda falou dos desafios a serem enfrentados, como a regionalização da saúde e o plano de zoneamento ambiental. “Essas e outras discussões precisam ser feitas pela Assembleia Legislativa junto com as prefeituras e o governo, mas também com a sociedade que vive, empreende e trabalha no litoral”, defendeu, anunciando que uma das ações a serem realizadas é percorrer os 23 municípios da região para encontros com as associações comerciais e industriais.

O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Vilmar Zanchin (MDB), parabenizou o proponente da Frente Parlamentar pela iniciativa, lembrando que Luciano Silveira preside uma das mais importantes comissões da Casa, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo; além de ser uma voz em defesa dos interesses do litoral gaúcho na ALRS. “A Frente Parlamentar é uma ferramenta que o parlamentar tem para que todos os interesses em torno de um assunto estejam postos na mesma mesa”, destacou.

Zanchin ainda reforçou as palavras de Luciano Silveira de que a Frente Parlamentar servirá para pensar estrategicamente, de forma transparente e com diálogo entre as lideranças, o desenvolvimento econômico e social da região.

Compartilhe essa notícia: