Frente foi proposta pelo deputado Gustavo Victorino (Republicanos). Foto: Celso Bender/ALRS

A Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro na manhã desta segunda-feira (29), em cerimônia no no Salão Júlio de Castilhos. A proposta foi feita pelo do deputado Gustavo Victorino (Republicanos) e tem o objetivo de propor soluções para reduzir a violência no trânsito gaúcho.

De acordo com o Detran, apenas nos primeiros três meses deste ano, mais de 400 pessoas perderam a vida em ruas e estradas do estado.

Segundo o Victorino, a ideia é que a Frente seja um fórum de debates para que o Plano Nacional de Redução e Mortes no Trânsito seja alcançado. “O desafio é salvar vidas”, anunciou o parlamentar. “O trânsito no RS, a exemplo do país, precisa aperfeiçoamento e dedicação de todos”, disse, observando que apenas as multas não evitam mortes, “precisamos de educação”, defendeu.

O diretor-geral do Detran, Mauro Caobelli, defendeu a educação e referiu as ações de fiscalização da Balada Segura, que evidenciam “o quanto estamos longe da prevenção da alcoolemia”, contando abordagem que participou e flagrou um casal alcoolizado conduzindo um bebê no banco traseiro. “A estrada é longa e não é só de uma entidade, mas de cada um de nós e dos órgãos de fiscalização fazendo o seu papel”, afirmou.

Pelo Comando da Polícia Rodoviária Estadual, o tenente-coronel Inácio Cayê destacou levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária que constatou que 90% das sinistralidades são provocadas por causas humanas, apenas 5% são causas veiculares, e 5% são causas de imperfeições na via, o que mostra a necessidade da educação para prevenir os acidentes.

Compartilhe essa notícia: