Veteranos do Batalhão Suez compareceram ao Senado em 2014 durante a votação da matéria pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Foto: Pedro França/Agência Senado

Foi publicado na edição de hoje (31) do Diário Oficial da União o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto de lei que prevê o pagamento de pensão aos ex-integrantes da tropa brasileira conhecida como Batalhão Suez.

O texto determina que os veteranos que comprovem renda mensal inferior a dois salário mínimos ou que não possuam meios para prover o seus sustento e da sua família recebam uma pensão vitalícia de R$ 600.

“Batalhão Suez” é como ficou conhecida a tropa brasileira que fez parte da Força Internacional de Emergência, constituída pela ONU, em 1956, para manter a paz na a região compreendida entre o Canal de Suez e a linha de armistício entre Israel e Egito.

O texto é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), foi aprovado pelo Senado em 2014 e pela Câmara dos Deputados em maio deste ano. Com o veto, a matéria é devolvida ao Congresso Nacional que poderá manter ou derrubar o veto.

Compartilhe essa notícia: