O acesso à saúde no extremo-sul de Porto Alegre foi debatido na noite de quarta-feira (8), através de uma audiência-pública. A discussão foi promovida pela comissão de saúde e meio ambiente, por proposição do deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União).
Dentre as demandas discutidas no encontro, estão a necessidade de formar conselhos locais e distritais de saúde para melhorar a interação entre a população e a gestão, a ampliação do número de médicos nos postos de saúde, a extensão dos horários de atendimento e a abertura de postos nos finais de semana para reduzir as filas por consultas e à atenção básica, além dos reparos na infraestrutura dos mesmos que necessitam de melhorias.
Outro ponto debatido na audiência, foi a necessidade da criação de postos em áreas estratégicas no extremo-sul para cobrir o “vazio de atendimento” em comunidades dos bairros Lageado, São Caetano e Extrema. A demanda surgiu após os moradores reclamarem por terem que percorrer longas distâncias até as unidades de saúde referência. “Muitas vezes desistimos, de ir ao posto de saúde, no meio do caminho. Porque precisamos pegar dois ônibus para chegar lá”. Comentou um dos moradores do bairro Lageado.
Diante da necessidade, três encaminhamentos foram propostos pelo deputado Dr. Thiago Duarte. O primeiro, trata-se da contratação de dois novos médicos para o posto de saúde do Lami. Vale destacar que esta demanda foi prontamente atendida pela Associação Hospitalar Vila Nova. O segundo encaminhamento foi voltado a Secretaria de Saúde, através de um pedido de criação de um mapeamento das regiões com falta de atendimento para a criação de novos postos. Já o terceiro é a criação de uma reunião entre os representantes das comunidades, da secretaria municipal de saúde e da Associação Hospitalar Vila Nova, para discussão da ampliação dos horários de atendimento.