O resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni) será divulgado hoje (6). Os pré-selecionados tem até o dia 14 de fevereiro para se matricularem.

Os candidatos devem levar a documentação nas instituições para comprovar as informações da ficha de inscrição. É de responsabilidade de verificar horários e local de comparecimento, assim como a lista de documentos.

O ProUni disponibiliza a lista da documentação, mas algumas instituições podem exigir outros que não estão na lista. Assim como, pode ser exigido aos candidatos aprovados que façam uma prova. Cabe aos estudantes verificar, no momento da inscrição, se a instituição faz essa exigência.

As universidades que optarem pelo próprio processo devem informar formalmente aos selecionados, com no máximo de 24 horas de antecedência da divulgação dos resultados das chamadas. Deve ser informado o tipo de processo seletivo e critérios de aprovação.

 

Prazos primeira chamada

A divulgação dos resultados e registro de aprovação ou reprovação e a emissão dos termos de Concessão de Bolsa ou de Reprovação serão feitos pelas instituições entre os dias 6 e 18 fevereiro. Caso o estudante não compareça no prazo determinado, ele será reprovado.

 

Segunda chamada

Quem não for selecionado na primeira chamada pode ainda ser aprovados na segunda. A divulgação dos pré-selecionados será no dia 20 de fevereiro.

Além da primeira e segunda chamada, há a lista de espera. Quem não for selecionado em nenhuma das etapas anteriores poderá integrar a lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Inscrições

Segundo o Ministério da Educação (MEC) foram 946.979 candidatos inscritos na primeira seleção do ProUni, deste ano. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446.

Nesta edição são ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais, de 50% do valor das mensalidades.

 

O programa

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa.

Os estudantes selecionados podem pleitear ainda Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para garantir parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

 

Foto: Divulgação Agência Brasil

 

Leia mais

Terminam amanhã as inscrições para o ProUni

ProUni oferece 243.888 bolsas de estudo a partir de amanhã

Inep divulga notas do ENEM

Compartilhe essa notícia: