Foi marcada para a quinta-feira, dia 13 de julho, às 11h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa RS, a audiência pública sobre a crise na Cooperativa Languiru e as consequências socioeconômicas dessa situação, requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) e aprovada por unanimidade pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
A Cooperativa Languiru foi criada em 1955, na localidade de Languiru, hoje Teutônia. Teve um período de expansão, se destacou pelos crescentes resultados financeiros, diversificou os negócios e chegou a ter 180 municípios com associados produtores, funcionários e prestadores de serviço. Ainda em 2020, antes da pandemia, a meta da direção era ser a maior cooperativa do RS. Porém, desde o ano passado, as dificuldades do setor e problemas de gestão levaram a Languiru ao endividamento, com impacto economico e social não só na região, mas também no RS.
Para Rodrigo Lorenzoni, “a situação de grave crise da Languiru já passou de preocupante. Precisamos reunir representantes da direção, do governo, associados, lideranças e autoridades dos municípios que têm a economia ligada à cooperativa e buscar caminhos. Todos têm a sua visão do problema e contribuições a dar para uma solução equilibrada. A audiência tem esse objetivo e por isso é importante que todos compareçam”.