Foto: Irineu Fontela/ALRS

A Assembleia Legislativa vai reinstalar a Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha. A cerimônia ocorrerá amanhã (03), às 14h, na Câmara de Vereadores de Lavras do Sul.

De acordo com o deputado estadual Paparico Bacchi (PL), o objetivo é criar um espaço de debate e articulação para questões relacionadas ao setor da mineração e carboquímica, que desempenham um papel estratégico na economia gaúcha.

Uma das principais pautas a serem abordadas é o projeto Três Estradas, pioneiro em Lavras do Sul, que enfrenta entraves nas esferas Executiva e Judiciária há uma década. O projeto prevê um investimento de R$ 130 milhões para a produção de 300 mil toneladas ao ano de fosfato natural, um importante insumo para a agricultura.

Além disso, a mineração de ouro em Lavras do Sul e a situação da usina termelétrica Candiota 3 também estarão em pauta durante as discussões da frente parlamentar. A reativação de projetos de mineração ea busca por alternativas para garantir a continuidade da geração de energia em Candiota, são apontados como aspectos cruciais que serão abordados.

A iniciativa da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico reflete o interesse em promover o desenvolvimento sustentável, gerar empregos e impulsionar a economia do Rio Grande do Sul por meio da exploração responsável dos recursos minerais. A reinstalação da frente parlamentar representa um passo importante na busca por soluções para os desafios enfrentados pelo setor e no fortalecimento da indústria mineral no estado.

Compartilhe essa notícia: