O ritmo de trabalho é intenso no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. É a reta final de preparação da estrutura da maior feira agropecuária da América Latina. Cinco mil trabalhadores realizam os ajustes finais na área de 140 hectares. O espaço é dividido com caminhões e tratores, 40% da montagem dos estandes já está pronta.
É uma corrida contra o tempo para deixar tudo limpo e preparado até o dia 26, quando começa a Expointer. A expectativa deste ano é de quebrar todos os recordes da feira. Em 2022, mais de 750 mil pessoas circularam pelo parque e os negócios chegaram a mais de sete bilhões de reais, incluindo a venda animais, máquinas e o comércio. Nesta edição, o governo investiu dois milhões de reais na infraestrutura, como a pavimentação das ruas.
O pavilhão mais antigo, dos bovinos de corte e dos ovinos, foi todo reformado, com rede elétrica nova e mais espaço para os animais. A área do setor de máquinas e implementos agrícolas foi ampliada, assim como as novas coberturas no setor do Cavalo Crioulo. O
diretor de Eventos do parque, Carlos Santana, informou que o estacionamento ganhou mais 500 vagas. “Estamos investindo para ter uma feira ainda maior este ano”, explicou. Esse ano a Expointer será mais acessível também. Foi feito um novo calçamento e instaladas saídas rebaixadas com piso táctil e rampas de acesso em cada um dos pavilhões. Investimento de 160 mil reais. “Desde o estacionamento, vão conseguir acessar todo o parque sem entraves”, destacou Santana.
Os shows nativistas estão garantidos, após a ameaça de não ter repasse de recursos da LIC. A RDC TV vai fazer a cobertura completa do evento. Os primeiros animais começam a chegar na manhã de segunda-feira.