A 46ª edição da Expointer reserva uma marca histórica para o Pavilhão da Agricultura Familiar, ao apresentar o maior número de expositores já registrados. Este ano, em seu jubileu de prata, o pavilhão abrigará 372 empreendimentos, sendo notável que 73 deles serão exclusivos estreando neste espaço prestigioso.
Uma dessas estreantes é Giovana Vidor, proprietária da agroindústria Dolci Ricorrdi, localizada em Caxias do Sul. Sua produção abrange biscoitos coloniais e de milho, bem como requintadas receitas italianas de biscoitos gourmet, como o amanteigado de limão siciliano. Giovana expressou grandes expectativas para sua participação na Expointer, considerando-a uma oportunidade única de negócios. Ela comenta: “As expectativas para a Expointer são grandes, por ser uma das maiores feiras do agronegócio. É uma grande oportunidade de negócio, pelo que ouvimos o pessoal que já participou dizer”.
Outro expoente inaugural é Bruno Gedoz, cuja ansiedade marca sua primeira incursão na Expointer. Proprietário da Zampa Grigia, sediado em Carlos Barbosa, Bruno compartilha suas perspectivas para o evento: “Na véspera, é impossível não ficar inquieto com a questão das vendas e a facilidade do produto pelo público que visita a feira, mas, acima de tudo, a gente tem uma boa expectativa de vendas”. Ele ressalta a feira como uma vitrine para prospectar clientes e estabelecer contatos diretos.
Ivani Sonaglio, empreendedora da Geleias Ivani, em Bento Gonçalves, também retorna às feiras após um período afastado. Com foco na valorização de seu produto, ela planeja apresentar suas receitas tradicionais ao público. Ivani afirma: “É a primeira vez que vamos participar da Expointer. Decidimos retomar a participação em feiras porque estamos seguros do produto que oferecemos. Decidimos voltar a mostrar o nosso rosto e apresentar o produto de uma forma diferenciada: diretamente ao consumidor final”.
Ronaldo Santini, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destaca os resultados positivos das feiras da agricultura familiar em todo o estado. “As feiras da agricultura familiar crescem e se solidificam como um importante instrumento de transformação social e geração de renda para os nossos produtores”, diz Santini. Ele destaca que, no primeiro semestre de 2023, a secretaria apoiou 15 eventos que geraram quase R$ 10 milhões em vendas apenas nos espaços destinados à agricultura familiar.
Vale mencionar que as agroindústrias presentes no Pavilhão da Agricultura Familiar fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que tem um papel fundamental no apoio e desenvolvimento desses empreendimentos. O programa oferece ferramentas para estruturação das agroindústrias e assistência técnica, além de abrir portas para participação em eventos como a Expointer.
A 46ª Expointer acontecerá de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O Pavilhão da Agricultura Familiar estará aberto todos os dias do evento, das 8h às 20h, oferecendo uma vitrine rica em produtos de alta qualidade e histórias empreendedoras.
*Com informações do Governo do RS