
Imagem: Canal Gov
Nesta terça-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou sua intenção de estabelecer um novo ministério voltado para questões relacionadas às pequenas e médias empresas, cumprindo assim o desejo de impulsionar o espírito empreendedor no país. Esse será o 38º ministério a integrar o governo federal.
A ambição, conforme anunciado por Lula, é a geração de mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada até o final deste ano. O primeiro semestre já apresentou um saldo positivo de 1.023.540 novas vagas de trabalho.
“Entretanto, sabemos que há muitas pessoas que não buscam uma ocupação com carteira assinada. Há um número significativo de indivíduos interessados em se tornar empreendedores individuais ou coletivos. Sendo assim, eu estou propondo a criação do Ministério das Pequenas e Médias Empresas, Cooperativas e Empreendedores Individuais, para que haja um ministério específico encarregado de atender a esse público que necessita de crédito e oportunidades”, afirmou Lula durante o programa semanal “Conversa com o Presidente”, transmitido pelo Canal Gov.
“O papel do Estado é criar condições para que as pessoas possam participar”, defendeu Lula, enfatizando que os pequenos negócios são responsáveis por 60% a 70% dos empregos formais no país.
“É crucial que compreendamos a importância dessas pessoas e ofereçamos condições para que elas tenham acesso ao crédito e possam dar o pontapé inicial em suas iniciativas. É por isso que eu desejo valorizar imensamente os empreendedores individuais, as cooperativas e as pequenas e médias empresas, visto que elas geram entre 60% e 70% dos empregos deste país. Quanto melhor estiverem as pequenas empresas, melhor será a situação das grandes empresas, dos salários e, consequentemente, da vida da população. Trata-se de um ciclo virtuoso que não carece de milagres. A economia prospera quando há distribuição”, acrescentou o presidente.
Durante a campanha eleitoral de 2022, Lula já havia defendido a criação desse ministério. Entretanto, na definição da estrutura ministerial, os pequenos negócios foram abordados pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sob o comando do vice-presidente Geraldo Alckmin.
No contexto da reforma ministerial em andamento, o novo ministério deverá acomodar um dos novos ministros que em breve serão anunciados pelo presidente, visando uma aproximação do Partido Progressista (PP) e do Republicanos à base parlamentar do governo no Congresso. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) são nomes cogitados para ocupar esses cargos.
Em declarações anteriores, Lula ressaltou que essa aproximação proporcionará um ambiente de maior estabilidade nas votações de temas de interesse governamental no Congresso Nacional. Juntos, os dois partidos detêm um total de 90 cadeiras na Câmara.


