Vereador Mauro Pinheiro (PL) foi eleito relator pela maioria dos membros da CPI. Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Na manhã desta segunda-feira (04), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar compras e contratos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou sua quinta reunião ordinária, focada na eleição do relator da Comissão. A presidente da CPI, a vereadora Mari Pimentel (NOVO), conduziu os trabalhos e deu início à reunião, abrindo o espaço para que os membros da Comissão se candidatassem à função de relator.

O primeiro a se candidatar foi o vereador Mauro Pinheiro (PL), que também ocupa a posição de relator em outra CPI da Smed, presidida pelo vereador Idenir Cecchim (MDB). Mauro Pinheiro apresentou um requerimento propondo reuniões conjuntas entre as duas CPIs para evitar duplicação de convocações de testemunhas. Os vereadores Claudio Janta (SD) e Comandante Nádia (PP), que haviam manifestado interesse na função de relator na reunião anterior, retiraram suas candidaturas. O vereador Roberto Robaina (PSOL) manteve sua candidatura, mas Mauro Pinheiro foi eleito relator pela maioria dos membros da CPI.

A presidente da CPI submeteu três requerimentos à votação, e todos foram aprovados. O primeiro requerimento convoca para depoimentos a ex-secretária de Educação Sônia da Rosa e o ex-secretário adjunto Mário de Lima. Os nomes da ex-secretária Janaina Audino e da ex-secretária adjunta Claudia Pinheiro foram excluídos. O requerimento número 5 convoca a servidora Mabel Vieira, enquanto o requerimento número 6 convoca a servidora Michele Schroder.

Ficou estabelecido que os depoimentos já colhidos na outra CPI serão incorporados a esta Comissão, incluindo os da ex-secretária de Educação Janaina Audino e do empresário Jailson Ferreira da Silva. A vereadora Mari ressaltou que, se a Comissão julgar necessário, as testemunhas serão convocadas novamente.

Por fim, a presidente submeteu à votação a proposta de que os depoimentos ocorram de forma conjunta entre as duas CPIs, o que foi aprovado pela maioria dos membros. Ela encerrou a reunião lembrando da próxima sessão da CPI, agendada para segunda-feira, 11 de setembro, às 10h, na qual será votado o plano de trabalho apresentado pelo relator.

Compartilhe essa notícia: