A Assembleia Legislativa, em conjunto com a UFPel, vai reinstalar a Frente Parlamentar em Apoio ao Hospital Escola da UFPel 100% SUS, presidida pelo deputado estadual Zé Nunes (PT). A ação é relevante diante do anúncio do presidente Lula garantindo R$ 265,2 milhões, entre 2024 e 2027, para a construção dos Blocos 1 e 2 do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento será na segunda-feira (11), às 10h, no plenarinho do Parlamento gaúcho.
O parlamentar lembrou que a Frente foi instalada em junho de 2018, e surgiu como um instrumento para lutar contra a falta de recursos para o término da obra, já que na época, a saúde estava com seus recursos congelados pelo então presidente da República. “Desde então, mobilizamos a região numa espécie de força tarefa para mantermos viva a necessidade urgente do projeto, e conseguirmos recursos para um hospital desta envergadura, e assim, qualificar o atendimento para a população de toda região”, contou.
Zé Nunes comentou também que mesmo com o anúncio, a Frente segue com papel importante de acompanhar as obras, garantir a aplicação dos recursos e buscar mais investimentos. “Vamos somar ainda mais esforços em defesa desta obra! O compromisso do Governo Lula inclui a retomada, a conclusão e a realização de novas obras em 37 hospitais universitários federais, totalizando um montante de R$ 1,5 bilhão”, completou.
A reitora da UFPel Isabela Andrade destacou que a importância de seguir com a mobilização. “Já garantimos recursos para a construção do prédio, agora precisamos conseguir equipar o espaço”, alertou.