
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, informou que virá ao Rio Grande do Sul no próximo domingo (10). “Fizemos uma reunião de avaliação, participaram dez ministério, levantamos o que já foi feito, as novas medidas que devem ser tomadas”, explicou Alckmin.
O presidente ainda adiantou algumas ações que serão tomadas pelo governo federal, entre elas, o repasse de 800 reais por pessoas para a prefeitura de cada município atingido pela enchente. “Será transferido (a verba) ao município, para auxiliar no atendimento às pessoas desabrigadas”, revelou.
Alckmin ainda destacou que 20 mil cestas básicas serão enviadas ao estado, sendo que as primeiras cinco mil são esperadas para domingo. O Ministério da Saúde enviou 15 mil kits de medicamentos e também encaminhou a Força Nacional da Saúde para auxiliar no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, que é referência no Estado.
De acordo com o presidente, Roca Sales já teve as comunicações restabelecidas e a projeção é que até o fim do dia, a situação seja normalizada nos outros municípios. Ele enfatizou ainda o trabalho das Forças Armadas, que já disponibilizaram botes e helicópteros, além de contar com o trabalho de 450 militares na região.


