Foto: Celso Bender/ALRS

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pela deputada Patrícia Alba (MDB), realizou uma reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (18) para promover a sabatina de seis indicados pelo governador Eduardo Leite para cargos no Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A, Banrisul. A sabatina é um procedimento regimental e uma das atribuições deste colegiado.

O evento aconteceu na Sala João Neves da Fontoura, Plenarinho, no 3º andar do Palácio Farroupilha. A presidente Patrícia Alba e os demais membros da comissão, bem como o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, estiveram presentes para acompanhar a exposição pública da trajetória acadêmica e profissional dos indicados: Cláudio Aluisio Vaz Malafaia, Elizabete Rejane Sodré Tavares, Gaspar Saikoski, Ivanor Antônio Duranti, Luiz Gonzaga Veras Mota e Marcia Adriana Celestino, que estão sendo indicados para cargos de direção no Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A – Banrisul.

Os procedimentos de sabatina seguiram uma rotina estabelecida, com cada um dos indicados apresentando seus currículos acadêmicos e profissionais. Em seguida, foram abertos os questionamentos por parte dos parlamentares.

O deputado Joel Wilhelm solicitou informações sobre as respectivas diretorias para as quais os sabatinados serão indicados. O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, forneceu as seguintes indicações: Luiz Gonzaga Veras Mota será indicado para a Diretoria de Finanças, Elizabete Rejane Sodré Tavares assumirá a Diretoria Administrativa, Marcia Adriana Celestino será indicada para a Área de Serviços, Cláudio Aluisio Vaz Malafia será Diretor de TI, e Gaspar Saikoski assumirá a Diretoria de Rede das Agências.

Os questionamentos dos parlamentares se concentraram em avaliar as ações das diretorias, incluindo a situação das agências afetadas pelas enchentes no Vale do Taquari, bem como o trabalho das servidoras que atuaram para manter os serviços nas referidas agências.

Fernando Lemos destacou a qualidade dos indicados, ressaltando a especialização de cada um deles e seu compromisso com o banco. Ele observou que a escolha de Adriana Celestino, vinda do setor privado, se deu por sua expertise no atendimento ao cliente.

Na Ordem do Dia, o deputado Frederico Antunes (PP) foi escolhido como relator do RDI 58/2023, que trata das indicações do governador às diretorias do Banrisul. O relator deverá apresentar seu parecer nas próximas duas semanas, para que as indicações sejam submetidas à votação pelo colegiado. Após essa etapa, as indicações serão encaminhadas para votação em plenário.

Participaram da reunião de forma presencial e híbrida os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Frederico Antunes (PP), Joel Wilhelm (PP), Rafael Braga (MDB), a deputada Bruna Rodrigues (PCdoB), Claudio Branchieri (PODE), Claudio Tastch (PL), Gustavo Victorino (Republicanos) e Eduardo Loureiro (PDT).

A formação acadêmica e profissional dos indicados é a seguinte:

  • Luiz Gonzaga Veras Mota: Administrador com Bacharelado em Economia, Pós-Graduação em Ciências Políticas, Pós-Graduação em Administração de Empresa e Finanças, entre outros títulos acadêmicos. Atualmente, é Diretor-Presidente do Banrisul Soluções em Pagamento AS – Instituição de Pagamento.
  • Ivanor Antônio Duranti: Graduado em Ciências Contábeis e em Direito, com Pós-Graduações em Gerência de Serviços Bancários e Direito Tributário. Há 34 anos é servidor do banco, com experiência em diversas áreas.
  • Elizabete Rejane Sodré Tavares: Graduada em Economia, com MBA em Finanças, Pós-MBA em Avaliação de Ativos, entre outras formações. Atualmente, é Diretora Administrativo-Financeira do Banrisul Pagamento.
  • Gaspar Saikoski: Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, com MBA em Gestão Bancária, entre outros cursos. Há 38 anos é servidor do banco e já ocupou cargos como Conselheiro de Administração da CABERGS e Gerente Executivo da Unidade de Gestão de Pessoas.
  • Cláudio Aluisio Vaz Malafaia: Graduado em Processamento de Dados, com Pós-Graduações em Sistemas de Informação e Telemática, entre outros. É Diretor de Tecnologia do Banrisul.
  • Marcia Adriana Celestino: Graduada em Direito, com MBA em Finanças, Pós-MBA em Avaliação de Ativos, entre outras formações. Atuou como advogada e em cargos de gestão no setor privado, sendo a única indicada que não faz parte dos quadros atuais do banco.
Compartilhe essa notícia: