
Foto: Fábio Paiva/Ascom EBSB
A comitiva de secretários de Estado, após uma reunião de alinhamento de ações com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília, esteve envolvida em mais duas audiências no dia 19 de setembro. O foco dessas reuniões foi discutir o auxílio federal aos municípios afetados pelas enchentes na região do Vale do Taquari.
Na primeira audiência, realizada com o Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Ribeiro de Almeida Junior, foram debatidas questões relacionadas à segurança alimentar. Durante o encontro, foram abordados temas como a expansão do programa de aquisição de alimentos e a distribuição de cestas básicas. Além disso, foi ressaltada a importância da manutenção do repasse de recursos federais enquanto houver famílias desabrigadas ou desalojadas.
Na segunda reunião, a comitiva gaúcha se reuniu com o Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, com o objetivo de buscar recursos para a construção de habitações temporárias. Essas edificações, que têm aproximadamente 18 metros quadrados e podem ser construídas de forma ágil, visam proporcionar maior dignidade às pessoas desabrigadas enquanto aguardam a construção de moradias definitivas.
A comitiva incluiu os seguintes secretários: Beto Fantinel (Assistência Social), Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão), Fabricio Peruchin (Habitação e Regularização Fundiária), Juvir Costella (Logística e Transportes) e Rafael Mallmann (Desenvolvimento Urbano e Metropolitano), além do diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Luciano Faustino.


