
Foto: Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil concluiu uma operação de três meses que resultou na prisão de homem apontado como um dos líderes de uma facção criminosa originária do bairro Vila Jardim, em Porto Alegre. A prisão ocorreu na tarde da última terça-feira (19) em um condomínio de alto padrão no bairro Sarandi, na capital gaúcha. O indivíduo estava foragido desde 2021 e tinha três mandados de prisão preventiva em seu nome.
O detido é membro de uma facção que teve suas raízes na Vila Jardim, zona Leste de Porto Alegre, e é um dos principais aliados do líder da facção, que foi preso em 2017 em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Desde a prisão desse líder e sua transferência para o Sistema Prisional Federal, o indivíduo detido na operação de 19 de setembro assumiu um papel de destaque como um dos líderes da facção em liberdade.
Ele já foi responsável pelo gerenciamento do tráfico de drogas no bairro Jardim Carvalho, que enfrentou uma intensa disputa entre as duas facções, resultando em mortes, fechamento de escolas e comércios. Além disso, ele passou a desempenhar novas funções dentro da facção, incluindo o financiamento para aquisição de armas e drogas, estabelecendo alianças com outras facções, como uma originada na Vila Cruzeiro e outra no Vale dos Sinos.
O Delegado Gabriel Casanova, responsável pela investigação, destacou que o trabalho durou cerca de três meses e revelou que nos últimos anos, o detido se deslocou por diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e até mesmo pelo Paraguai. Ele mantinha um padrão de não permanecer em um local por mais de uma semana, visando evitar sua prisão ou ataques de grupos rivais.
A investigação levou os policiais a suspeitarem que o indivíduo estaria em Porto Alegre naquela semana, em uma residência situada dentro de um condomínio de alto padrão na zona norte da cidade. Diante dessa informação, os policiais passaram a monitorar o local diariamente. Na tarde da última terça-feira, o suspeito foi avistado na sacada da casa, nos fundos. Uma operação imediata foi montada, cercando a residência e resultando na captura do indivíduo.
Casanova acrescentou que o detido tentou fugir da ação policial, mas não obteve êxito devido ao cerco policial eficaz. Durante a revista na casa, foi encontrada uma carteira de motorista com indícios de adulteração, que será submetida à perícia.
O indivíduo detido possui antecedentes criminais que incluem tráfico de drogas, porte de arma de uso restrito, corrupção de menores, associação criminosa e homicídio.


