Com cinco vitórias, sendo quatro por ippon, em cinco lutas, a gaúcha Mayra Aguiar conquistou o ouro Grand no Slam de Judô de Dusseldorf, na Alemanha, neste domingo (24).
Lutando na categoria meio-pesado (78kg), a gaúcha, dona de duas medalhas de bronze nas Olimpíadas (2012 e 2016) e bicampeã mundial (2014 e 2017), foi campeã enfrentando a alemã Anna Maria Wagner na final. Foi com um waza-ari que ela garantiu o ouro.
Antes, na semifinal, a adversária foi a eslovena Klara Apotekar. Logo no início da luta a brasileira pontuou com o waza-ari, mas definiu a luta com um ippon. E foi com a pontuação máxima do judô que ela venceu também as primeiras três lutas, contra a alemã Teresa Zenker, a portuguesa Patricia Sampaio e a austríaca Bernadette Graf.
Foi o segundo pódio de Mayra nesta temporada. Na semana passada, a judoca gaúcha conquistou a medalha de prata no Aberto de Oberwart, na Áustria.
Além de Mayra, outras quatro brasileiras conquistaram medalhas. Rafaela Silva ficou com a prata. Maria Suelen Altheman, Nathália Brígida e Ellen Santana ficaram com o bronze. Foi o melhor resultado da Seleção Brasileira de Judô na história dos Grand Slams, ficando em segundo, atrás apenas do Japão.
Foto: IFJ/ Divulgação