Projeto Sarau do Solar, música para todos. Foto: Divulgação/ALRS

Dia 11 de outubro, às 19 horas, em Porto Alegre, a capital terá a estreia do Sarau Especial do Dia das Crianças, no Teatro Dante Barone da ALRS, o espetáculo Fantasmagórico – um show do além, com Antônio Carlos Falcão Álvares. Entrada solidária, mediante doação de alimentos não perecíveis.

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Mariana Abascal, o  Sarau Especial Dia das Crianças é um feito inédito no Sarau do Solar, projeto que em 2023 completa 31 anos. A importância de iniciativas como essa é imensa, não apenas pela oportunidade de diversificar ainda mais a programação, mas, sobretudo, de trabalhar na formação de novos públicos. Precisamos levar as crianças ao teatro, aos espetáculos de arte de forma geral. Essa novidade vai ao encontro da proposta da atual gestão da Casa, que é Educação para o Desenvolvimento, ressaltando o olhar atento do Parlamento Gaúcho para o movimento educacional. 

O espetáculo

Inspirado na obra “Em nome da fera” de Celso Gutfreind, a trama se desenrola dentro de um pequeno porão assombrado, onde acontece um show para homenagear o Bicho Papão. O show foi organizado por uma banda de entidades do além, composta por Fantaslino um fantasma cantor, Trapento um zumbi violonista e cantor, Cavernoso uma caveira baixista, Almário um alma penada clarinetista e uma assombração percussionista chamado Baqueta. O show é comandado por Fantaslino e pelo o zumbi Trapento. Todos esperam pelo Bicho. O Bicho Papão não aparece. Eles desconfiam que o convite não tenha sido entregue, mas não perdem a esperança e seguem o show, em algum momento Fantaslino vê um fantasma que só eles enxergam e o público não. Depois de muitos gritos de “está ali, está lá! ” Fantaslino diz que ele deixou alguma coisa em algum lugar da plateia. Eles procuram e acham. Embaixo de uma das cadeiras está um envelope vindo do mundo do Além com uma mensagem informando a todos os presentes que o Bicho Papão não virá ao show porque está deprimido.

Personagens: Fantaslino – um fantasma cantor (Antônio Carlos Falcão), Trapento – um zumbi violonista e cantor (Rafa Rodrigues), Cavernoso – uma caveira baixista (Brenno Di Napoli), Almário – uma alma penada clarinetista (Adolfo Almeida Jr.), e Baqueta – uma assombração percussionista (Fernando Sessé).

O artista

Ator, cantor, compositor e autodidata, Antônio Carlos Falcão Álvares é o criador de um dos personagens que já faz parte do caldo cultural de Porto Alegre, “Maria Bethânia”, ainda no início da carreira, em 1981. Também nos anos 80 participou do show, e da gravação do LP “Sonho Solto” do cantor e compositor Léo Ferlauto, como letrista e cantor. Na mesma década participou de vários espetáculos do músico gaúcho Nei Lisboa. 

A carreira de Antônio Carlos Falcão iniciou no teatro, no Grupo Mutirão (1968), do diretor Sérgio Ilha, e participou também do emblemático grupo Teatro Vivo, da diretora Irene Brietzck, nos anos 80.

Falcão recebeu inúmeras premiações; tais como; Açoriano de Melhor ator coadjuvante por Por Pólux- Dir. João Pedro Gil (1980; Açorianos melhor espetáculo por Hapy and – Dir. Irene Brietzcke (1984).

Também atuou em “Entre quatro paredes”, dir. Elcio Rossini (2004); “Pedro Malazarte e a Arara gigante”, dir. Bob Balis (2008), e “A Doce Bárbara – Maria Bethânia 30 anos”, dir. Antônio Carlos Falcão (2011).

Atuou no Último documentário de Jorge Furtado “O mercado de Notícias” (2014) e em outros filmes como; “Ângelo anda sumido”, “A matadeira”, “Anchietanos”, “Houve uma vez dois verões” e em “O homem que copiava”, todos do diretor Jorge Furtado, além de “Eu odeio o Orkut”, de Evandro Berlesi.

Repertório

Integram o repertório do espetáculo as composições; Porão; Medo; Desconhecido; Tumbalacatumba; Monstro babão; Fantasmas; Mula sem cabeça; Bicho triste; Amor monstro; Mundo do além; Espelho mágico; Armadilhas; Bicho medo, e Trem fantasma, todas de autoria de Antônio Carlos Falcão.

 Serviço

O Sarau do Solar Especial do Dia da Criança recebe Antônio Carlos Falcão, com o espetáculo Fantasmagórico – um show do além

  • Dia 11 de outubro, às 19 horas
  • No Teatro Dante Barone da ALRS
  • * Entrada solidária, mediante doação de alimentos não perecíveis. 

Onde assistir o sarau do Solar

Compartilhe essa notícia: