Campanha visa divulgar informações sobre o câncer de mama e intensificar as atividades de prevenção. Foto: Pedro França/Agência Senado

No último sábado, (7/10), a Secretaria Municipal da Saúde promoveu ações alusivas ao Outubro Rosa, visando sensibilizar e conscientizar sobre o câncer de mama, intensificando as atividades de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Pelo menos nove unidades de saúde contaram com programação relacionada à saúde da mulher, como coleta de citopatológico, solicitação de mamografia e avaliação odontológica. Assim, centenas de mulheres puderam participar das atividades.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Águas Claras, por exemplo, houve diversas atividades durante o dia. Ao todo, foram realizados 18 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e 30 coletas de exames preventivos. Além disso, houve ações como limpezas de pele com argila rosa, penteados com trança e cuidados com manicure, assim como práticas integrativas de saúde, como auriculoterapia.

De acordo com a coordenador da unidade, Graciele Pires, uma caminhada alusiva ao Outubro Rosa será realizada. No dia 20 de outubro, às 9h, o grupo de caminhada da unidade fará um percurso até a Praça da Morada do Vale I, com o objetivo de divulgar a importância da campanha. Em caso de chuva, a ação será remarcada.

A USF Costa do Ipiranga também contou com uma programação voltada à saúde da mulher, com coletas de citopatológico, solicitação de mamografia e vacinação. Além disso, haverá, sempre às quintas-feiras, livre demanda para coleta de preventivo (para mulheres de 25 a 64 anos), solicitação de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos) e sala de espera sobre câncer de mama.

A coordenadora da unidade, Roberta Tomazi, reforça que a unidade terá outra ação alusiva ao Outubro Rosa em 21 de outubro, sábado, juntamente com o Dia D de vacinação. No dia 26 de outubro, o dia todo será destinado ao público feminino. Na data, haverá conversa com representantes da Casa Lilás sobre o funcionamento do serviço e sobre a valorização da mulher, assim como práticas integrativas e complementares (PICs) em saúde.

Também houve ações de promoção à saúde da mulher nas unidades de saúde Vera Cruz, Itatiaia, Morada do Vale II, Itacolomi, Aristides D’ávila, Centro e Morada do Vale I. Thiele de Vargas, paciente que participou das ações da USF Itacolomi, relata a importância do acolhimento realizado pela unidade de saúde. “A equipe é sempre simpática, prestativa e carismática”, diz ela, que fez seus exames de rotina durante a ação.

Também estão programadas ações em outras unidades de saúde ao longo do mês. A SMS reforça que, se diagnosticado nas fases iniciais, o câncer de mama possui maior chance de cura, com possibilidade de tratamentos menos agressivos e maior qualidade de vida para as mulheres.

Prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor maligno na mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Estima-se 73 mil novos casos da doença neste ano, sendo 3,7 mil apenas no Rio Grande do Sul – em 2022, foram 1.432 mortes de mulheres pela doença no Estado. Ainda que menos frequente e pouco conhecido, o câncer de mama também pode acometer homens.

A SMS lembra que, embora sejam intensificadas durante este período, essas ações de saúde estão disponíveis para o público-alvo durante o ano inteiro na rede municipal de saúde. Mulheres com nódulo na mama, secreção nos mamilos, alteração da pele na região das mamas e/ou nódulos nas axilas devem procurar imediato atendimento na unidade de saúde de referência, independentemente da faixa etária e do histórico familiar.

Compartilhe essa notícia: