Além do novo espaço, também foi entregue uma academia ao ar livre. Foto: Vivian Anne/Prefeitura de Gravataí

Na última quinta-feira, (19/10), a Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou a nova sede do Quilombo Manoel Barbosa. Com a intenção de qualificar as ações de promoção à saúde e à cultura, o novo local tem ainda o objetivo de intensificar o trabalho voltado ao fortalecimento da associação e à promoção da comunidade quilombola em espaços de encontro. Também foi entregue, no mesmo ato, uma academia ao ar livre.

“Essa é uma entrega muito importante para todos nós, e realizada por muitas mãos. A nova sede representa um importante avanço para a qualificação ainda maior de ações de saúde na comunidade, tanto de prevenção quanto de melhorias no acesso à saúde”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Localizada no bairro Barro Vermelho, em Gravataí, a comunidade do Quilombo Manoel Barbosa é atendida e monitorada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Cecília. A equipe da unidade também promove, sempre que necessário, visitas domiciliares ao local, assim como presta atividades de promoção da saúde à comunidade. Presente à inauguração, profissionais da unidade de saúde realizaram orientações sobre câncer de mama e saúde bucal, assim como fizeram testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e aferição de pressão arterial.

“A sede era uma melhoria muito buscada e almejada pela comunidade. Estamos muito felizes de poder entregar esse espaço”, comentou a coordenadora do Comitê Técnico da Saúde da População Negra, Karen Pereira. Tal sentimento foi partilhado pela presidente da Associação, Carmen Lúcia dos Santos, que agradeceu os esforços para a concretização da obra, que beneficiará as 43 famílias atualmente residentes no Quilombo Manoel Barbosa. “Poderemos promover mais eventos e mostrar nossas origens e nossa cultura”, comentou ela, que ainda lembrou que a comunidade estava há 5 anos sem uma associação para esse fim.

Representando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a técnica Vanessa Sperotto também elencou os principais benefícios advindos com a nova construção, que permitirão o desenvolvimento de mais atividades no local. A Emater é responsável por toda a programação de projetos de extensão rural – incluindo renda, cuidado do solo, agroecologia e subsistência da terra -, bem como pela parte de políticas de cuidado agrário e estruturação dos pequenos produtores.

Há mais de duas décadas, a Emater, por meio de seu escritório municipal de Gravataí, presta assessoramento continuado à comunidade Manoel Barbosa. Durante este período, o trabalho de extensão rural foi importante para a garantia de direitos sociais e de inserção de políticas públicas à cidadania dos remanescentes de quilombos.

Também estiveram presentes à entrega servidores da SMS; servidores do Conselho Municipal de Saúde (CMS); os secretários municipais Airton Leal (SGCOM) e Aurelise Braun (Smed); o assessor de Políticas Públicas para o Negro, Clóvis Daniel dos Santos Vieira; profissionais de saúde da USF Santa Cecília; e o vereador Clebes Mendes, representando a Câmara Municipal de Vereadores.

Compartilhe essa notícia: