Tempo de mudanças no Departamento de Futebol Feminino do Grêmio. Nesta quarta-feira (08), o tricolor anunciou a nova gestão do departamento, com Marianita Nascimento de diretora da modalidade e Karina Balestra como adjunta.
Precursora da modalidade no Rio Grande do Sul, Marianita Nascimento é ex-atleta e capitã da primeira equipe de gurias gremistas. Quando atleta, atuou como meio-campista, mas também teve ação importante fora de campo, buscando o fim da proibição que por quase 40 anos considerou o futebol feminino uma atividade ilegal no país. Na gestão do presidente Hélio Dourado, tomou a iniciativa de formar a primeira equipe das Gurias Gremistas, em 1980, dando o pontapé inicial da modalidade dentro do Clube.
“Me sinto muito feliz com esse novo desafio. Passados 40 anos da primeira equipe do nosso Tricolor, sinto como se eu estivesse fardando para entrar em campo, hoje em outra posição, agora como diretora. Mostra que o passado vivido hoje estará no presente dessas meninas, onde os objetivos e desafios serão as oportunidades de crescermos, conquistando nossos espaços dentro da modalidade. Vamos construir todos juntos caminhos que possam levar o nosso Tricolor ao crescimento, evolução, vitórias, conquistas e inovação, minimizando as dificuldades e vencendo os processos”, destacou a nova diretora do Departamento.
A ex-atacante do Tricolor, Karina Balestra assume a função de diretora adjunta, depois de ter atuado no Grêmio na temporada 2017, na primeira participação do Clube na Série A1 do Campeonato Brasileiro e retornou em 2019, permanecendo até outubro de 2020. Além de ter se tornado a maior artilheira desde o resgate da modalidade, a então capitã foi fundamental na conquista do acesso para a elite do futebol feminino brasileiro, em 2019, e na campanha que classificou o Grêmio para as quartas de final da A1 na edição. Foram 55 jogos e 56 gols marcados.
“Quero poder ajudar diretamente o departamento, agora enquanto diretora adjunta, contribuindo com ideias e orientações para evoluirmos com a modalidade no Clube. Tenho um carinho muito grande pelo Grêmio, que faz parte da minha história enquanto jogadora. Como dirigente, quero poder auxiliar a estruturar bem o departamento, para alcançarmos nossos objetivos. Queremos títulos, como o Campeonato Brasileiro de 2024, transformando o Grêmio no melhor do país”.