
Nos últimos anos, a prefeitura fez diversos investimentos no hospital. Foto: Cristine Rochol / PMPA
O prefeito da capital, Sebastião Melo, apresentou na manhã de hoje (11) um projeto de ampliação do Hospital de Pronto Socorro (HPS), visando a qualificação do atendimento de Emergência em Porto Alegre. A nova estrutura contará com oito andares em um terreno de 11 mil metros quadrados de área ampliada, contando com até 110 novos leitos, somados aos 95 existentes na ala atual.
A expansão obedece a Resolução 50 do Ministério da Saúde, que orienta que novas construções devem atender aos princípios de acessibilidade e qualidade de assistência prestada à população. O HPS é reconhecido pela excelência em atendimentos como a UTI de queimados, premiado pelo Ministério da Saúde, e a UTI pediátrica, assim como realiza cerca de 120 mil atendimentos por ano.
Além de anunciar o custeio da restauração, Melo destacou uma série de medidas que busca viabilizar a expansão do hospital. Entre elas, a implantação de um comitê de governança dentre Munícipio, parlamentares e empresários, a fim de discutir as necessidades vitais para o êxito do projeto final.
Também participaram da apresentação o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, e a diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, além de parlamentares de convidados.