Segundo pacientes as chamas vieram do telhado, ninguém ficou ferido. Foto: Reprodução/RBS TV.  

O Hospital Independência, localizado no bairro Agronomia, em Porto Alegre, foi novamente atingido por um princípio de incêndio na manhã desta terça-feira (12). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS), o foco foi registrado no mesmo ponto de segunda-feira.

Em poucos minutos, o fogo foi controlado pela Brigada de Incêndio do próprio hospital. Em ambos episódios, o incêndio iniciou no prédio que fica anexo ao principal, o qual abriga unidades de internação 4 e 5, para pacientes em pré e pós-operatório. Foi um pequeno foco em razão do local ainda estar muito quente desde ontem, não houve feridos. Uma perícia deve ser realizada a partir desta terça, para identificar como começaram as chamas. Alguns pacientes relataram que o fogo teria vindo do telhado.

Mesmo com o novo foco de incêndio, cirurgias e atendimentos ambulatoriais devem ser retomados ainda hoje (12). No entanto, menos leitos de internação estarão disponíveis até que sejam finalizadas as análises do local, para maior segurança.

Os pacientes que foram deslocados para outros hospitais também estão com consultas e procedimentos garantidos pela SMS.

Ainda ontem (11), o Hospital havia sido atingido por um incêndio, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 58 pessoas, entre pacientes e funcionários, deixaram o local. Alguns dos pacientes, que estavam em macas, foram colocados ainda nas camas em via pública até que fosse possível retornar com segurança às áreas não atingidas do hospital.

Dentro do prédio principal ficaram cinco pacientes que estavam intubados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O local não correu risco de incêndio e a retirada dos pacientes poderia colocá-los em risco.

Os pacientes foram acompanhados por equipes médicas. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que a central de regulação do município foi mobilizada para providenciar as vagas.

Pacientes foram encaminhados aos hospitais Vila Nova, Conceição, Presidente Vargas, São Lucas, Divina Providência e UPA Moacyr Scliar. Casos mais críticos foram realocados para o Cristo Redentor, Santa Casa e HPS.

Conforme informação do diretor do hospital, Ângelo Chaves, o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) do Hospital Independência está em dia.

Compartilhe essa notícia: