
A proposta teve aprovação unânime após três anos do início da pandemia de Covid-19. Foto: Ederson Nunes / CMPA / CP
Uma lei sancionada pelo prefeito Sebastião Melo e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (11), dará a cidade de Porto Alegre um memorial às vítimas de Covid-19. A homenagem vai trazer o nome de todas as pessoas que morreram na capital, vítimas do vírus, e será instalada em uma área pública da capital,
A localização do memorial ainda não foi definida e será decidida através de votação, por meio de audiência pública, a ser realizada em até 90 dias, com familiares das vítimas e representantes da prefeitura. A Orla do Guaíba deve ser uma das candidatas a receber o espaço. Sua construção será financiada por doações de pessoas físicas e jurídicas. A lei não estipula qual o montante a ser angariado.
Dados atualizados do painel Coronavírus RS, do governo do Estado, trazem o total de 6.751 mortes na capital gaúcha.
Outra lei estabelecida ainda em 2020, autorizou a construção de um monumento em homenagem aos profissionais, de vários setores, que são importantes para o combate ao coronavírus. O local da escultura ainda não foi escolhido e deverá ser definido pela prefeitura. Os recursos necessários para a construção do monumento também serão angariados junto à sociedade civil.