Esse é o segundo período de descanso do Legislativo e completa os 55 dias anuais previstos pela Constituição. Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil / Estadão

No último sábado (23) os deputados federais e senadores entraram em recesso parlamentar, onde ficarão longe do Congresso até o dia 1º de fevereiro de 2024. Esse é o segundo período de descanso do Legislativo, completando os 55 dias anuais previstos pela Constituição.

O período de recesso não necessariamente significa uma folga. Os parlamentares ficam afastados dos espaços físicos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, mas alguns utilizam esse tempo para estreitar os laços com suas bases eleitorais.

O Congresso não fica vazio durante as férias de verão. Durante esse período de recesso, uma comissão de senadores e deputados trabalha representando as duas Casas, fiscalizando o Executivo, exercendo atribuições de caráter urgente e zelando pelas prerrogativas e competências do Legislativo.

Caso exista a necessidade de discutir algum projeto importante para o país, esse período de descanso pode ser interrompido. Também existe a possibilidade de fazer essa movimentação de forma online.

Compartilhe essa notícia: