Ex-atleta marcou a história do futebol e deixa seu legado vivo até hoje. Foto: São Paulo F.C./X/Reprodução

Nesta sexta-feira (29), a morte de Pelé, o ‘Rei do futebol’, completa um ano. A data está sendo marcada por homenagens ao ex-atleta, que faleceu aos 82 anos de idade, devido a complicações decorrentes de um câncer no cólon. Relembre os momentos marcantes da carreira de Pelé e veja as homenagens que tem sido direcionadas ao ex-atleta.

Carreira

Pelé iniciou sua carreira no futebol profissional pelo Santos, onde ficou de 1954 a 1974. O jogador conquistou duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, seis Brasileiros, quatro Torneios Rio-São Paulo e dez Paulistas em sua passagem pelo time, que acabou sendo rebaixado para a Série B neste ano, justamente no campeonato que homenageava o eterno ídolo.

O segundo clube da carreira de Pelé foi o New York Cosmos, onde jogou de 1975 – 1977. Além dos dois times, atuou pela Seleção Brasileira. Conquistou a primeira Copa do Mundo de sua carreira aos 17 anos, na Copa de 1958. Também teve participação nas conquistas de 1962 e 1970.

Em sua longa carreira, Pelé disputou 1.363 jogos. Marcou 1.281 gols e conquistou 37 títulos. É considerado o maior artilheiro da história do futebol e o melhor jogador do século XX pela FIFA. Além de ser o maior vencedor de Copas do Mundo, com as três conquistas.

Homenagens

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), relembrou com uma postagem nas redes a data de falecimento do atleta, e compartilhou um vídeo sobre sua carreira.

Foto: Fifa/X/Reprodução

O Santos, time pelo qual Pelé atuou a maior parte de sua carreira, trouxe uma homenagem com a foto de Pelé usando uma coroa e um texto relembrando a data e homenageando a vida do craque.

“29 de dezembro de 2022. A data que ninguém gostaria de lembrar, mas que deve ser reverenciada. O mundo chorava por um homem e a imortalidade se tornava real. Símbolo de genialidade, de excelência, de perfeição. A história marcada por 1.116 jogos, os 1.091 gols, os 45 títulos pelo Santos FC. Com um simples apelido, um número 10 nas costas e assim se tornou o maior de todos os tempos. Um Rei para sempre.”

 

 

Foto: Reprodução/X/Santos FC

Quem também deixou sua homenagem foi o Internacional, também por meio das redes sociais, relembrando o 29 de dezembro de 2022.

Foto: Reprodução/X/S.C.Internacional

A Conmebol, o São Paulo, a própria página de Pelé e outros clubes brasileiros também prestaram suas homenagens ao eterno camisa 10.

Compartilhe essa notícia: