O Inter conseguiu a redução da pena de Alan Patrick e Mercado que estavam suspensos por seis rodadas do Campeonato Gaúcho. Com o recurso ingressado pela diretoria colorada no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS), a dupla desfalcará a equipe somente nas primeiras duas rodadas, contra o Avenida, em casa, e também em Ijuí, no duelo contra o São Luiz. Com isso, Eduardo Coudet terá a disposição a referência técnica da equipe e o líder do sistema defensivo colorado, na terceira rodada do Estadual, contra o Ypiranga, no Beira-Rio.
O colorado converteu o restante da suspenção dos quatro jogos em pagamento de multas e doações de cestas básicas. No entanto, a procuradoria do TJD já recorreu da decisão, e o caso será analisado novamente na antevéspera do confronto contra a equipe de Erechim, no dia 25 de janeiro.
O capitão colorado e o zagueiro argentino foram punidos pela participação na confusão que aconteceu contra o Caxias, na semifinal do Gauchão do ano passado. Os goleiros John, Émerson Júnior, o zagueiro Rodrigo Moledo e o volante Gabriel Baralhas também foram julgados e condenados com a mesma pena de quatro partidas, mas não fazem mais parte do grupo colorado.