A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta segunda-feira (29) um levantamento de que o Carnaval de 2024 deve movimentar R$ 9 bilhões de reais, representando 10% acima do que foi registrado no ano passado. A entidade completou que em ritmo de recuperação pelo quarto ano seguido, será a primeira a primeira vez que o faturamento deve superar o patamar anterior à pandemia de covid-19.
O presidente da CNC, Roberto Tadros, observou que os dados de faturamento do setor de turismo, tanto nacionais quanto regionais, indicam avanço na atividade nos últimos anos. Na nota divulgada pela CNC, Tadros ainda acrescentou que o Carnaval contribui para a recuperação econômica do segmento de maneira geral e expressiva.
Na lista de projeção de crescimento entre os estados, Minas gerais (20,2%), Paraná (14,5%) e Rio Grande do Sul (12,2%), lideram a projeção no setor de turismo.
Geração de renda
Além das atividades de turismo que lucram com o carnaval, a contratação de temporários em diversas áreas econômicas também avança. Especialmente nos setor de serviços, onde estão incluídas as atividades de turismo, a CNC prevê 66.699 postos temporários para 2024, com 3,1% de efetivação.