De acordo com dados registrados pelo Fórum Transporte Seguro, o mês de janeiro teve apenas uma ocorrência de assalto a transporte coletivo. Esse é o terceiro mês consecutivo que o Fórum registra queda nos índices de assaltos.
Se comparado com o mesmo período de 2023, a redução é de 80%. Em relação a dezembro de 2023, a queda é de 50%. Para o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, um dos motivos para essa diminuição expressiva se deve ao trabalho conjunto entre os órgãos de segurança e os operadores do transporte.
Sobre o Fórum
O Fórum de Transporte e circulação realiza reuniões mensais desde 2016, com o objetivo de criar ações integradas a fim de diminuir os números de registros. Além da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), são integrantes do Fórum a Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, empresas de ônibus e entidades ligadas ao transporte coletivo.
Em razão dos resultados obtidos, o transporte público de Porto Alegre é utilizado como modelo em segurança por outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os índices de assalto permanecem em alta.
O Fórum reforça que o sucesso das ações também depende do registro de atitudes suspeitas e das ocorrências via o telefone 190, da Brigada Militar, com número da linha, prefixo de ônibus, data e horário, para que os órgãos competentes possam coibir as situações que colocam em risco o uso do transporte público.