Uma facção com base no Vale do Sinos é alvo da Operação Xeque-Mate, deflagrada nesta segunda-feira (18), em nove municípios gaúchos. Cerca de 500 policiais civis do Departamento de Homicídios participam da ofensiva, eles contam com o apoio da Brigada Militar e da Polícia Penal.
A investigação que levou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil a desencadear a operação contra a facção que domina o tráfico no Vale do Sinos foi do assassinato do motorista de aplicativo, Nicolas Eduardo Zahn, de 28 anos, perseguido em alta velocidade por bandidos armados, em 24 de abril do ano passado.
O corpo da vítima foi localizado no interior de um Renault Logan, no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo.
O caso foi inicialmente tratado como latrocínio, por conta do celular e da carteira da vítima terem sido roubados. Ocorre que imagens de câmeras de segurança mostraram que o condutor foi perseguido por outros veículos, guiados por criminosos armados, que foram posteriormente identificados como membros da organização criminosa alvo da ação.
As diligências da operação somam 142 ordens judiciais. São 35 ordens de prisão preventiva e outras duas, temporárias, além da internação de um adolescente. Há ainda 104 mandados de busca e apreensão.