Até às 07h desta sexta-feira (22), a CEEE Equatorial informou que já restabeleceu a energia elétrica de 555.793 mil clientes, já a RGE informou que, até as 6h30min, ainda eram 61 mil desabastecidos.
Ainda restam 259.207 mil clientes que aguardam pelo restabelecimento do serviço da Equatorial a terem a sua energia reestabelecida, eles estão espalhados pelas regiões Metropolitana, Sul, Litoral Sul, Carbonífera, Campanha e Litoral Norte do Estado.
Em nota, a empresa ressalta que tem “cerca de 500 equipes operando na nossa área de concessão para reverter o quadro com a maior celeridade possível”.
Na área de concessão da RGE, os municípios mais afetados são Gravataí, Santo Ângelo, Cachoeirinha, São Gabriel, Santana do Livramento, Santa Maria e Canoas, conforme divulgou a empresa, que diz seguir mobilizada para resolver o problema “no menor prazo possível”.
Na quinta-feira, 21, o número de unidades sem energia elétrica no Estado chegou a 1,152 milhão, o segundo maior dos últimos 10 anos, considerando os eventos climáticos de relevante magnitude que afetaram o Estado.
Em janeiro deste ano, 1,3 milhão de clientes ficaram sem luz, alguns por mais de 10 dias. Este foi o pico da falta de energia em razão da tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul no dia 16, e derrubou árvores, postes, destelhou casas e alagou ruas, sobretudo na Capital e Região Metropolitana.