Na manhã desta quarta-feira (03), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro, deflagrou a operação Senhores do Crime – Fase Infinity. A ação visa combater a lavagem de capitais oriundos do tráfico de drogas praticado pela alta cúpula de uma organização criminosa sediada nas zonas leste e sul da Capital.
Pelo menos R$ 14 milhões do tráfico de drogas teriam sido movimentados nos últimos meses pela facção criminosa.
São cumpridos 13 mandados de prisão preventiva. Também são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, assim como o sequestro de cinco imóveis.
A operação ainda tem em vista localizar possíveis ativos que estejam em nomes de supostos laranjas do grupo criminoso. Os mandados são cumpridos em Porto Alegre, Santa Maria, Viamão e Gravataí, além de ordens em casas prisionais.
A ofensiva tem como alvo principal, segundo a polícia, as lideranças do grupo criminoso e os recursos que teriam sido obtidos com o comércio de drogas nas zonas Leste e Sul. Além dos líderes, parte deles já encarcerados, estão no foco da operação também os operadores financeiros da facção, contra os quais são cumpridos mandados de prisão.
Além de controlar essa movimentação nas contas, esses operadores financeiros também seriam responsáveis por fazer os pagamentos e distribuição dos lucros, por meio do uso de nomes de “laranjas”. Em muitos casos, são movimentadas quantias menores, para tentar fugir da fiscalização, além da opção por usar valores em espécie, por meio de saques e depósitos.