No próximo sábado (06), o Grêmio decide o Campeonato Gaúcho diante do Juventude na Arena às 16h30. Com uma previsão de casa lotada com mais de 45 mil torcedores, o tricolor pode chegar pela segunda vez ao heptacampeonato de maneira consecutiva, caso vença a partida, fato que aconteceu pela primeira vez na década de 60 entre as edições de 1962 à 1968.
Os últimos resultados do Grêmio não foram satisfatórios. Isso inclui a estreia na Libertadores com derrota. Claro que o jogo, em La Paz, contou com a altitude, mas nunca é bom iniciar uma competição desse tamanho sem pontuar. Isso deixa o tricolor em “xeque” diante de sua torcida e faz com que não exista outro resultado diferente de uma vitória e o título do Gauchão.
Renato esteve com a delegação que foi à Bolívia e comandou o time reserva na estreia. Enquanto isso, o time considerado “titular”, permaneceu em Porto Alegre no CT Presidente Luiz Carvalho em treinamento, visando a final do Gaúcho. Há muitas dúvidas sobre esse planejamento do Grêmio e maior valorização do Estadual versus a competição continental.
O Grêmio, por seu elenco e por seu poder financeiro comparado ao Juventude, entra como favorito nessa final, mas do outro lado existe um outro fator que não deve ser ignorado, o técnico Roger Machado, que conhece muito bem os azuis e já provou que pode surpreender qualquer adversário considerado mais forte que sua equipe. O certo mesmo é, quem for à Arena vai assistir a um grande espetáculo de futebol, que vai valorizar ainda mais a conquista daquele que conseguir o título.