Time chileno venceu o tircolor em plena Arena. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Complicou para o tricolor. Depois da segunda derrota seguida pela Copa Libertadores, o Grêmio atingiu uma marca negativa já na segunda rodada da fase de grupos da competição continental: o pior início da Libertadores de sua história.

Depois de perder por 2 a 0 diante do Huachipato o time sofreu o segundo revés seguido, algo que nunca tinha acontecido na sua caminhada da Libertadores até então. Sem ter somado pontos, o time está na lanterna do Grupo C, e agora se preocupa com a possibilidade de ficar de fora da próxima fase.

Até então, o clube havia conquistado ao menos um ponto dos seis em disputa em todas as 21 participações que teve na competição continental. Antes disso, o pior retrospecto era de um ponto conquistado, com um empate e uma derrota, nos anos de 1995 e 2019. No entanto, nas duas oportunidades, o grupo deu uma boa volta por cima já na sequência.

Em 1995, ano do bicampeonato da competição, o tricolor começou a caminhada perdendo por 3 a 2 para o Palmeiras e empatando em 2 a 2 com o Emelec. Mas, se recuperou, passou de fase, e acabou sendo o grande vencedor daquela edição. Em 2019 a mesma situação se repetiu. Empatou em 1 a 1 com o Rosário Central e perdeu por 1 a 0 para o Libertad. Naquele ano, foi semifinalista, e acabou eliminado para o Flamengo, depois de um empate em 1 a 1 e uma derrota por 5 a 0.

Nessa participação de 2024, o time confia nestes retrospectos anteriores para se recuperar. O plantel enfrenta na próxima rodada o Estudiantes, precisando vencer. Com 4 pontos, o adversário do Grêmio é o vice-líder do Grupo C e tem a mesma pontuação do líder Huachipato. O Grêmio é o lanterna com 0 pontos, atrás do The Strongest que tem 3.

O jogo entre Grêmio e Estudiantes está marcado para o dia 23 de abril, às 19h, em La Plata, na Argentina. A disputa será no estádio Jorge Luis Hirschi. 

 

Compartilhe essa notícia: