A Delegacia do Meio Ambiente (Dema) realizou uma operação na última quinta-feira (11), onde um casal de saguis-de-tufo-branco, que vivia em cativeiro em Porto Alegre, foi resgatado. Os animais, vítimas de maus-tratos e posse ilegal, foram retirados de uma residência no bairro Humaitá, na Zona Norte da Capital, e encaminhados para um criadouro especializado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
A ação, que foi liderada pela delegada titular da Dema, Samieh Saleh, revelou que os primatas, além de sofrerem com a falta de cuidados adequados, como limpeza da gaiola, também se encontravam em situação ilegal. A dona da residência, que já havia sido flagraa com saguis da mesma espécie no passado, será investigada por posse ilegal e maus-tratos.
Ainda de acordo com a delegada, os saguis-de-tufo-branco, embora sejam nativos do Brasil, não são comuns na região Sul do país. Sua presença na região pode representar um risco ao ecossistema local, já que a espécie é considerada invasora em alguns estados.
Vale ressaltar que o tráfico de animais silvestres, caça ilegal e maus-tratos são crime e devem ser denunciados.