O grande momento

Exposição de planos, desafios, perguntas, respostas, réplicas, tréplicas, confrontos de ideias.

A RDC TV promoverá, a partir das 22h15min de hoje, no programa Cruzando as Conversas, encontro entre candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. A condução será do jornalista Guilherme Macalossi.

Equação difícil de resolver

A reforma aprovada pelo Congresso, em outubro do ano passado, não adiantou. É impossível o equilíbrio da Previdência Social se 60 por cento dos brasileiros nada recolhem aos cofres públicos. A espiral deficitária força a União a se endividar, pagando juros cuja conta não para de aumentar. Na manhã de hoje, o placar eletrônico jurometro.com.br tinha atingido 326 bilhões e 521 milhões de reais. Valor desembolsado pelo Tesouro Nacional desde 1º de janeiro deste ano para rolar a dívida do governo federal. Equivale a 27 vezes o orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para 2020.

Ainda há os que insistem no endividamento infinito, praticando a demagogia.

Em disparada

O governo federal nada mais fará do que seu dever se impuser limite ao aumento dos preços dos alimentos. A história é conhecida: quando começa, fica difícil parar.

Quem vai segurar?

A média acumulada de aumento de preços de nove produtos, tabulados pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, chegou a 18 por cento de janeiro a outubro deste ano. O arroz subiu 52,72 por cento, seguido pelo tomate (52,94), feijão preto (36,71), feijão carioca (21,14) e cebola (20,09). As carnes tiveram alta de 11,02 e os ovos de galinha quase 10 por cento.

Passou do limite

Após o período extremamente longo de restrições impostas às atividades econômicas, chega o momento da redução de intervenções do setor público nas empresas e nas comunidades para que todos possam começar a reconstrução.

Nova missão

O general Ricardo Miranda Aversa será o chefe da Casa Civil da governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr. Ele era o comandante da 14ª Brigada de Infantaria do Exército, em Florianópolis, até janeiro deste ano.

Aviltamento

Consulta médica: 10 reais; parto normal: 443 reais e 40 centavos; parto cirúrgico: 545 reais e 73 centavos. São os valores da tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde.

O impossível acontece

O Tribunal de Contas da União apurou superfaturamento de 281 milhões de reais em 35 contratos de combate à Covid-19. A maioria dos casos se concentra em Roraima, Maranhão, São Paulo, Paraíba e Amazonas.

A lei branda vai livrar logo os criminosos.

Terra de ninguém

O Rio de Janeiro, ex-Cidade Maravilhosa, está mergulhado numa sucessão de crises. O temor da população, agora, é que os banqueiros do jogo do bicho entrem em greve, reagindo às pressões que sofrem de autoridades. Costuma se repetir na reta final de cada campanha eleitoral. Torna-se o modo de forçar o aumento das contribuições a um elenco de candidatos.

Estratosféricos

Dados divulgados esta semana pelo Banco Central: em setembro, a taxa de juros do cheque especial chegou  a 114,2 por cento e do cartão de crédito a 309,9 por cento ao ano.

Fim da ditadura

Amanhã, serão assinalados os 75 anos da queda do presidente Getúlio Vargas, que tinha assumido o poder em 1930 e impôs a ditadura sete anos depois. Os sinais foram surgindo: em janeiro de 1945, durante o 1º Congresso Brasileiro de Escritores, houve a defesa da imediata redemocratização do país. Em fevereiro, a Imprensa desconheceu a censura oficial e publicou entrevista com o escritor e político José Américo de Almeida, que exigiu eleições livres e apresentou o brigadeiro Eduardo Gomes como candidato das oposições à sucessão.

Contradição

Com o retorno dos heróis da Força Expedicionária Brasileira, em julho de 1945, a posição de Vargas se enfraqueceu mais ainda. Oficiais e pracinhas tinham ido à Europa lutar contra o nazifascismo e o país não poderia mais conviver o regime totalitário. A 29 de outubro, Vargas deixou a Presidência para morar em São Borja.

Tesoura em ação

A Câmara Municipal de Montenegro analisa projeto de lei que reduz os salários dos vereadores para apenas 1 mil e 45 reais na legislatura que se iniciará a 1º de janeiro. A iniciativa é do suplente Márcio Miguel Müller, que está ocupando a cadeira de Rose Almeida, afastada para tratamento de saúde. Hoje, o valor pago a cada mês atinge 6 mil e 386 reais.

A redução do salário dos dez vereadores geraria economia mensal de 53 mil e 414 reais. Em quatro anos, somaria 2 milhões e 777 mil e 569 reais.

Cada um interpreta como quer

Mario Matthew Cuomo administrou Nova Iorque entre 1983 e 1995. Costumava dizer: “Faz-se campanha eleitoral em poesia e se governa em prosa”.

Compartilhe essa notícia: