O clima é de expectativa na Câmara Municipal de Porto Alegre. Vereadores aguardam o projeto de privatização do DMAE e podem votar essa semana o fim da licença prêmio dos servidores municipais. A proposta de concessão parcial do departamento de água e esgoto deve ser apresentada até o fim do mês no legislativo municipal.
A intenção do prefeito Sebastião Melo é negociar com a iniciativa privada alguns serviços do departamento como tratamento, coleta, distribuição e drenagem. “O prefeito busca uma forma de aumentar o saneamento que é de 50% nas casas de Porto Alegre”, observou o vereador Jessé Sangalli (Cidadania), que não garante os votos para aprovar a matéria.
A bancada de oposição acredita que a proposta é polêmica e não deve ser aprovada. “Queremos saber quanto vai ser o preço da água. A água não é mercadoria”, destacou o vereador Roberto Robaina (PSOL). Além da apresentação do projeto de concessão parcial do DMAE, existe a possibilidade de ser colocado em votação na quarta-feira o projeto que extingue a licença prêmio dos servidores municipais.
O prefeito Sebastião Melo se reúne nesta terça-feira com os vereadores da base aliada. O objetivo é definir estratégias para conseguir os 24 votos necessários para aprovar o fim do benefício.