Terminada a reunião dos presidentes do União Brasil, do MDB, do PSDB e do Cidadania, na quarta-feira, houve o anúncio de que o candidato de consenso para a Presidência da República só será anunciado a 18 de maio. O retardamento agradou às assessorias de Bolsonaro e Lula. Desperdiçar 42 dias em campanha eleitoral é prova de inexperiência.

Na fila do cofre

Acreditando que os primeiros serão mais rapidamente atendidos, começam a chegar às sedes dos diretórios estaduais os pedidos de dinheiro para custear campanhas de deputados estaduais e federais. Em todos eles fica embutida a mensagem: moinhos não giram sem vento.

Desafio

Quantos candidatos garantirão que vão restringir o jogo de conveniências meramente pessoais na hipótese de chegarem ao poder?

Independência

Quando o jurista Carlos Ayres Britto presidiu o Supremo Tribunal Federal, disse que “não existe meia liberdade de Imprensa”. Ao rejeitar qualquer tipo de censura, declarou: “A liberdade de Imprensa ocupa, na Constituição, o pedestal de irmã siamesa da Democracia.”

Panorama mundial

Este colunista entrevistou, ontem, Cezar Roedel, professor, consultor e doutor em Relações Internacionais. Sobre a eleição presidencial na França, que ocorrerá domingo, disse: “Para ganhar prestígio, Emmanuel Macron tenta assumir o papel de mediador no conflito entre Rússia e Ucrânia, sem obter êxito. A adversária Marine Le Pen vai direto ao bolso: promete reduzir de 20 para 5 por cento a tributação sobre energia e combustíveis. Um apelo muito forte.”

Passo errado

Quanto ao conflito, o professor Roedel comentou:

1)  “O cenário atual lembra a Batalha de Jena, ocorrida em outubro de 1806. Diante das fortes tropas prussianas, Napoleão usou de forma pioneira a guerra de guerrilha e saiu vencedor.”

2)   “A campanha terrestre dos russos não avançou, Putin está isolado e não sabe se terá o apoio da China, sua grande aliada econômica e militar.”

Coniventes com crimes

A Assembleia Geral das Nações Unidas suspendeu  a Rússia do Conselho de Direitos Humanos como punição pela invasão da Ucrânia. Dos 193 membros, 93 votaram a favor. O mais surpreendente e chocante: 24 foram contra e 58 se abstiveram.

Estrangulamento

 A 8 de abril de 2002, o ditador Saddam Hussein anunciou a suspensão por um mês do fornecimento do petróleo iraquiano aos países compradores. No mesmo dia, a greve dos operários da estatal petrolífera da Venezuela determinou o uso das últimas reservas para a produção da gasolina, do óleo diesel e do gás. Foram fatores que determinaram o aumento do barril de petróleo para 27 dólares. Hoje, o barril custa 107 dólares.

Está mudando

Levantamento agora divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com 17 instituições financeiras, que respondem por 90% do mercado bancário, mostrou: o número de assaltos e tentativas às agências mantém a tendência de queda verificada nos últimos anos. Foram menores em 2021 do que em 2020. Caíram de 58 para 37 ocorrências. Os ataques a caixas eletrônicos recuaram na comparação entre os dois períodos, passando de 434 (em 2020) para 266 (em 2021). Um dos motivos é a redução do uso de dinheiro em espécie pelos correntistas, substituído por operações com cartões e aplicativos.

 Poder precoce

O Brasil acordou a 8 de abril de 1831 tendo no comando o imperador Dom Pedro II de apenas seis anos. Seu pai, Dom Pedro I, abdicou no dia anterior em meio a uma crise política, decidindo voltar a Portugal.

O jornalista Viriato Correia descreveu: “As crônicas da época pintam de uma maneira emocionante o momento em que Pedro I, depois da abdicação, foi se despedir do filho imperador. É noite. O monarca menino dorme tranquilamente no seu leito de criança. Dom Pedro entra no quarto e para junto do menino. Não tem coragem de acordá-lo. Fita-o demoradamente. As lágrimas ensopam-lhe os olhos; os soluços vão sufocar-lhe a garganta e ele, temendo aquela fraqueza, sai do aposento, enxugando os olhos.

Compartilhe essa notícia: