Nunca se falou tanto em cabelos como nesse período que estamos vivendo.

O período difícil de pandemia nos  trouxe uma mistura de sentimentos, como o medo, a insegurança, o stress, a depressão, a frustração de adiar e cancelar nossos planos de vida. Além das incertezas e expectativas que continuamos tendo com a chegada da vacina e também com uma nova variante do vírus, que está circulando entre nós.

Nos últimos meses, com tantas entrevistas que fiz com médicos, profissionais de saúde, psicólogos e dermatologistas, pude constatar que esse conjunto de preocupações acabou refletindo grandes problemas como dermatites, doenças de pele e, consequentemente, doenças e queda excessiva de cabelos.

Segundo os dermatologistas, esses problemas acontecem devido a um desgaste emocional causado pela pandemia.

Mas além desse desgaste da alma, é preciso descobrir a causa específica dessa queda, para que se possa fazer um tratamento adequado com especialistas.

Eu pude e estou podendo vivenciar esse problema da perda de cabelo, que comecei em 2020, e busquei tratamento.

É muito importante ter a conscientização de não se automedicar com produtos e tipos de vitaminas disponíveis no mercado. Isso não reduz e não soluciona esse problema.

Em relação aos cuidados agora no verão, também é importante lembrar que temos uma variada linha à venda na internet e nas farmácias. Para não gastar à toa e acabar prejudicando o couro cabeludo e a raiz do cabelo, é fundamental que a dermatologista indique o tipo de shampoo, cremes de tratamento e produtos que reduzem a queda, exclusivamente para o perfil e tipo de problema de cada pessoa.

Outro dado importante é que para o cabelo se tornar mais saudável nesta temporada de praia, piscina, deve se ter um cuidado maior em relação aos alisamentos, escovas progressivas, coloração e tudo que agride os fios.

Com uma proteção maior na hora de pegar um sol, piscina, ou até mesmo para quem vai passar as férias em casa, o ideal é fazer uma máscara, uma boa hidratação, ir a uma bom cabeleireiro, um bom dermatologista e curtir o verão de uma forma saudável, sem esquecer dos cabelos, que são uma preocupação diária na vida das mulheres.

Compartilhe essa notícia: