Faltam três semanas para o último debate.  Às 21h30min do dia 28, Bolsonaro e Lula ficarão frente a frente. Desde já, as assessorias, concentradas em bunkers, armazenam os disparos que serão mais potentes do que nunca. Garantem que não sobrará pedra sobre pedra.

Arte de dar a volta

       Ciro Gomes foi o que mais atacou o PT durante a campanha, abrindo o dicionário de impropérios para ler palavra por palavra, da primeira à última página.  Agora, que o PDT anuncia apoio a Lula, o candidato joga o ex-adversário para as alturas: “A história do Ciro não é a história de 3,5% de votos que obteve nas urnas. Ele vale mais do que isso.”

               Repercussão nacional

               Título de notícia do jornal O Estado de São Paulo ontem: “Eduardo Leite vive dilema em 2º turno contra Onyx e resiste a acordo com o PT”. No mesmo texto: “O ex-governador do Rio Grande Sul Tarso Genro, que hoje está afastado da cúpula petista, prega  apoio incondicional a Leite contra Onyx.”

       Setor se une mais ainda

       Folha de São Paulo ontem: “Reeleição de ruralistas supera média e bancada deve crescer.”

O que farão?

O índice de renovação na Câmara dos Deputados, a partir de 1º de janeiro de 2023, atingirá 39,38%, Queda em relação a 2018, quando alcançou o recorde de 47,37%. Serão 202 que nunca exerceram mandato de deputado federal.

Não desistiram

Dezessete ex-deputados federais, que já tiveram mandato em outras legislaturas, mas ficaram de fora nos últimos quatro anos, retornam. Correspondem a 3,31%, o menor índice dos últimos 24 anos. Em 2019, foram 19 deputados.

Perfis

Na divisão por idade, 150 deputados federais da futura legislatura têm entre 41 e 50 anos. Depois, estão 120 na faixa entre 51 e 60 anos.

Quanto à escolaridade, dos 513 integrantes da Câmara dos Deputados, 426 concluíram o ensino superior.

 

Exige paciência

Repete-se a cada quatro anos:  suplentes das bancadas que apoiam os candidatos ao governo do Estado torcem. O que vencer convocará deputados titulares para Secretarias, abrindo vagas na Assembleia Legislativa.

 

Roleta do poder

Sem os votos necessários, saíram do jogo político figuras de projeção: Fernando Collor, Roberto Requião, Luiz Henrique Mandetta, José Serra, Paulinho da Força Sindical,  Alexandre Frota, Marcelo Freixo, Cesar Maia, Joyce Hasselmann e Kátia Abreu, entre outros.

Destino do dinheiro

O colunista Luiz Tito, do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, deixa destilar uma gota de ironia: “Em São Paulo, a candidata a deputada estadual Thamires Oliveira, pelo partido Agir, obteve apenas um voto. Aos 33 anos, ela postulou uma vaga na Assembleia Legislativa e, para isso, segundo ela, fez reuniões, contratou pessoas, distribuiu santinhos, administrou a própria ansiedade, mas, apurados os votos, teve apenas o próprio voto. Como é muito jovem, é possível que ela retorne com sua campanha nas próximas eleições. É para esses estímulos que serve o bilionário Fundo Eleitoral.”

Prova de resistência   

O Dia Mundial das Aves Migratórias está sendo assinalado hoje. As andorinhas-do-Ártico tornaram-se as maratonistas aéreas campeãs e voam mais de 80 mil quilômetros por ano. Como podem viver até 34 anos, a distância que percorrem ao longo da vida equivale a ir e voltar três vezes à Lua ou então a dar 60 voltas ao redor da Terra.

Se fossem incluídas as migrações de políticos brasileiros, de partido em partido, haveria mais um recorde mundial.

Bom hábito

Hoje é também o Dia Mundial do Sorriso, comemorando pela primeira vez em 1999. A data foi criada pelo desenhista norte-americano Harvey Ball, autor do círculo amarelo sorridente que se tornou um ícone mundial.

O mundo precisa, cada vez mais, de sorrisos.

Compartilhe essa notícia: