Quando os parlamentos não buscam soluções e se tornam inoperantes, surge a hipótese da democracia direta. Eleições somente para dizer que a população votou? É pouco, pobre e sem imaginação.

Horizonte nebuloso

Cezar Roedel, professor, consultor e doutor em Relações Internacionais, pergunta: “O dia 9 de maio pode representar uma virada na conjuntura da guerra russa contra a Ucrânia? Até o momento, Putin não declarou oficialmente uma guerra, se não uma ‘operação especial’ ao estilo soviético.”

Possível avanço

Segue o artigo: “Autoridades americanas e britânicas observam que Putin poderia utilizar o dia 9 de maio, o conhecido Dia da Vitória dos russos contra os nazistas, no final da Segunda Guerra Mundial, marcado pelos desfiles militares na Rússia, geralmente grandiosos. Portanto, o dia poderia ser usado para algum tipo de escalada militar. (…) Uma eventual declaração de guerra auxiliaria Putin com a mobilização de forças da reserva, por exemplo.”

Definição

Roedel encerra citando Winston Churchill: “A Rússia é uma charada envolta em um mistério dentro de um enigma”.

Quem segura?

O Banco Central não esconde: cada ponto percentual de aumento na taxa básica de juros engorda os gastos com a dívida pública em R$ 34 bilhões e 900 milhões.

Capital rende mais

Os grandes investidores espalhados pelo mundo também não escondem: a cada aumento da taxa de juros festejam, direcionando seus recursos para o Brasil.

O que está claro

Com o endividamento histórico do setor público, o desenvolvimento do país está nas mãos da iniciativa privada. É preciso apenas que os governos atentem para a desburocratização e a criação de mecanismos que possam fomentar os diversos segmentos do setor produtivo. É o caminho para a geração de emprego e renda.

Com destaque

A Corsan tem participado ativamente do South Summit, que se realiza em Porto Alegre. Às 11h30min de hoje, o seu diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, abordará  Tecnologia e ESG. Ontem, sua exposição foi sobre Os Desafios do Saneamento no Brasil. Também ontem, o diretor Comercial, Inovação e Relacionamento, Jean Bordin, discorreu sobre Água, Saneamento e Higiene.

Força dos ventos

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse ontem que a energia eólica tem participação de 11% na matriz energética brasileira. Desde 2014, o crescimento atingiu 330%.

O Rio Grande do Sul criou o primeiro  parque eólico no País. Hoje, é o quarto Estado no ranking nacional de capacidade de geração de energia elétrica a partir dos ventos, distribuídos em 80 parques eólicos. Medições comprovam que, de todos os Estados, tem o maior potencial.

Assustador

Alunos do ensino médio da rede estadual de São Paulo, após 279 dias longe das salas de aula, tiveram defasagem de quase seis anos em Matemática e quatro anos em Língua Portuguesa. Conclusão lamentável de pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Imagine-se o resultado em Estados carentes, onde a aferição não será realizada.

Há 85 anos

A 6 de maio de 1937, o dirigível alemão de passageiros Hindenburg pegou fogo e foi destruído durante a tentativa de atracar com o seu mastro de amarração na Estação Aérea Naval norte-americana de Lakehurst. A bordo estavam 97 pessoas. Morreram 13 passageiros, 22 tripulantes e um trabalhador no solo. A causa foi atribuída a uma brusca manobra momentos antes do pouso, provocando o rompimento de um dos tanques de hidrogênio. Uma faísca iniciou a ignição. Em 1936, o Hindenburg esteve no Rio de Janeiro.

A tragédia abalou a confiança na gigantesca aeronave e marcou o fim abrupto da era dos dirigíveis. O Hindenburg já tinha realizado 10 travessias do Oceano Atlântico.

Compartilhe essa notícia: