São tantas as pesquisas e tão diversos os resultados que alguns partidos montaram equipes para decifrar o quebra-cabeça. Usam programas especiais de computador que chegam a conclusões. Uma espécie de liquidificador no qual são jogados os índices.
Força posta à prova
O PT tem um problema para resolver: José Dirceu não abre mão de espaço visível na campanha de Lula. Diante de tudo o que disse sobre Geraldo Alckmin, ao longo de anos, será impossível evitar constrangimentos.
Preferência
O sonho dos candidatos é participar de entrevista-vôlei. Recebem na medida, junto à rede, para subir e marcar mais um ponto. Ciro Gomes torna-se uma exceção. Gosta de uma bola enforcada para poder reclamar.
Não existe outra fórmula
O esperado choque ético nos parlamentos do País só poderá ser dado pelos eleitores. Depois, não adianta reclamar.
Sem ilusões
Às vésperas do começo da propaganda obrigatória em rádio e TV, cabe lembrar o que escreveu o colunista Carlos Chagas em 2006: “As telinhas não fazem mágica nem milagres, apesar das falsas e ilusórias impressões. Apesar de eletrônicas, elas também estão subordinadas à natureza. São raras as oportunidades em que, exceção destinada a confirmar a regra, conseguem mudar o sentimento nacional. Constitui falsa ilusão imaginar que, inaugurado o período de propaganda gratuita, quem está embaixo passa para cima e quem está em cima passa para baixo.”
De almanaque
O arquivo do Tribunal Superior Eleitoral registra em seus arquivos candidatos desprovidos de qualificações, porém com imaginação: Alceu Dispor 24 horas, O Homem do Crachá, Dr. Gatão, O Aviãozinho dos Teclados, Galeguinho das Fundas e Homem de Ferro. A lista vai longe. Para sorte dos Legislativos, não se elegeram.
Em queda
Amanhã, o IBGE vai divulgar a inflação do IPCA -15, prévia do IPCA cheio de agosto, que será conhecido em 9 de setembro. Na mediana das expectativas do mercado, apuradas até sexta-feira passada pela Pesquisa Focus do Banco Central junto a 140 bancos, gestores de investimento e institutos de pesquisa, haverá nova deflação de 0,26%.
Precisa cair
A Petrobras terá de ceder mais na ânsia do lucro. Mesmo com as últimas reduções, os preços da gasolina e do diesel no Brasil continuam acima dos praticados no mercado internacional, segundo dados da Associação dos Importadores de Combustíveis. Em média, a gasolina é comercializada no mercado interno com preços 9% mais altos do que no Golfo do México, que serve de referência de preço para os importadores, enquanto o diesel está 9% superior.
Foge pelo ralo
O valor dos impostos sonegados, desde 1º de janeiro deste ano, ultrapassou ontem a barreira dos R$ 400 bilhões. Registro feito pelo site quantocustaobrasil.com.br, mantido pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional. Dinheiro que saiu do bolso dos que pagam impostos e não chega ao destino correto, os cofres públicos. Pior: não se ouviu nenhuma autoridade do Executivo, do Judiciário ou do Legislativo fazer comentários. Como se estivéssemos em um país rico…
Há 68 anos
A 23 de agosto de 1954, A Folha da Noite, de São Paulo, expôs o clima tenso na primeira página: “O presidente Getúlio Vargas disse ao ministro da Aeronáutica que jamais daria exemplo de covardia, renunciando ao governo sob pressão.” Acrescentou: “Mesmo sozinho, sem qualquer auxílio, ficarei no Palácio do Catete, disposto a derramar a última gota de sangue.”
A promessa foi cumprida. Na manhã seguinte, após longa reunião ministerial em que exigiam sua licença do cargo, Vargas se suicidou.
Antes das investigações
A manchete dos jornais russos, ontem, não poderia ser outra: “Serviços secretos são os culpados pelo assassinato da filha do ideólogo do Kremlin.”
Passado e futuro
Em Londres, existe temor muito forte sobre o que ocorrerá com o prolongamento da guerra contra a Ucrânia e suas consequências. Alguns lembram do sufoco durante a Segunda Guerra Mundial: cada inglês só tinha direito a um dedal de manteiga por semana.