Quando a política vira espetáculo, a população deixa de debater sobre assuntos vitais. Por exemplo: campanhas eleitorais deveriam ser financiadas por candidatos e apoiadores. O Fundo de R$ 4 bilhões e 900 milhões significa a destinação indiscriminada de recursos públicos para fins particulares. Partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado.

Aponta o risco

O ministro Edson Fachin assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral na próxima terça-feira. Em reunião preparatória, ontem, revelou preocupação: ““A guerra contra a segurança no ciberespaço foi declarada. Violar a estrutura de segurança do Tribunal abre uma porta para a ruína da democracia. Aqueles que patrocinam esse caos sabem o que estão fazendo para solapar o Estado de Direito.”

 Boa iniciativa

O Ministério da Saúde lançou o Projeto Diagnóstico e Reestruturação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192. O objetivo é fazer o levantamento da situação atual dos veículos e renovar a frota. Pretende beneficiar os 2.012 municípios que já possuem o serviço funcionando. A Confederação Nacional dos Municipal aconselha os gestores a acessarem o site do Ministério da Saúde para preenchimento de todas as informações até as 17 horas da próxima sexta-feira, dia 18.

Alternativa dá resultado

Dados de novembro, agora divulgados, mostram que as fontes eólicas e solar subiram 2,9 pontos percentuais na composição da matriz da Oferta Interna de Energia Elétrica,  chegando a 13,4%. Em 1º lugar segue a energia hidráulica, responsável por 56,7% do total consumido.

Crítica está embutida

A maioria dos ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal adota discurso que, na essência, resume-se assim: “A função do juiz é apitar o jogo e não disputar a bola para tentar fazer o gol”. Todos entendem.

Retirando o entulho

A Câmara Municipal de Belo Horizonte dá exemplo às demais: aprovou, esta semana, projeto de lei que prevê a revogação de 1.433 leis. Deu trabalho à Comissão Especial de Estudo, Racionalização do Estoque de Normas do Município, mas o resultado foi alcançado. Inclui normas consideradas inconstitucionais por sentença judicial; em desuso; criadas como temporárias ou que já tenham cumprido sua função; além de outras sem efeito concreto ou que perderam eficácia.

Não conseguem parar

Antes era uma suspeita. Agora, a Organização Mundial da Saúde enquadrou o vício em games ou transtorno dos jogos eletrônicos, com citação no Código Internacional de Doenças. Médicos definem como um padrão de dependência, caracterizado pelo comportamento obsessivo, suprimindo qualquer outro interesse ou atividades que não sejam os games. Prejudica a saúde física e mental do portador do transtorno.

 Aprendizado necessário

Evandro Madeira, diretor de marketing, provocou lojistas ao perguntar, em artigo publicado pelo Diário do Comércio de São Paulo: “O que diferencia um atendimento de qualidade de um vendedor chato? Quantas vezes você já não foi em uma loja linda, com ótimos produtos e preços atrativos, mas nunca mais voltou porque o atendimento era péssimo?”

Passo a passo

Segue Madeira: “A boa relação com o cliente não se baseia apenas na simpatia do vendedor e nem significa que aquelas pessoas mais comunicativas serão ótimas vendedoras. Existe uma linha tênue entre o atendimento impecável, caloroso, prestativo e o atendimento massivo, pegajoso e até mesmo chato. (…) O que fideliza, deixa o cliente encantado, o faz voltar e querer mais, é o atendimento impecável, quase que personalizado, que um bom vendedor consegue realizar, fazendo uma curadoria sobre o que vai oferecer e prestando um serviço “saboroso” para quem consome.”

É um jogador de xadrez

A principal notícia de ontem no plano mundial: “Putin diz que não quer guerra e pede que o Ocidente ouça demandas russas”. Confirma o ponto de vista dos poucos jornalistas russos independentes, que o acompanham desde a chegada ao poder em 2000: criou um clima de tensão com os Estados Unidos para negociar vantagens ainda não reveladas.

Compartilhe essa notícia: