“A direção da Petrobras diz que nem todo reajuste de combustível é culpa da estatal e cita tributos.” Faltou acrescentar: os tributos não subiram. Comprova que jogar a culpa no outro é uma arte.

 

            Vai navegar melhor 

A Assembleia Legislativa aprovou, terça-feira à noite, o projeto de lei 230/2021 que autoriza a mudança da natureza jurídica da Superintendência do Porto do Rio Grande de autarquia para empresa pública. Significará um salto de qualidade nas relações com o mercado internacional, rompendo as amarras da burocracia.

            Formação carente

No Brasil, o número de matriculados em escolas de educação profissional e técnica não passa de 8 por cento. Nos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é de 40 por cento e, na União Europeia, atinge 46 por cento.

O resultado da pesquisa explica o desemprego elevado de jovens em nosso País. Sem habilitação, acabam excluídos do mercado.

            O que era prioridade

Durante muitos anos, políticos de esquerda boicotaram o ensino profissionalizante. Alegavam que os alunos, em primeiro lugar, precisavam de uma formação geral para só adiante pensarem no mercado. Queriam apenas mais tempo para a doutrinação. A tática funcionou.

           À espera dias melhores

O Brasil, que um dia festejou o fato de ser a sétima economia mundial, nunca conseguiu um lugar de destaque no quesito que define o desenvolvimento de uma nação e de seu povo: a educação.

           Malabarismo para conhecer limites

Autor do livro “Os inimigos íntimos da democracia”, o filósofo franco-búlgaro Tzevetan Todorov definiu: “Democracia decorre do equilíbrio entre vários princípios complementares, que se limitam mutuamente. O perigo surge quando esse equilíbrio é rompido, mas também quando um desses princípios é ferido pelo excesso, atingindo um nível que o transforma em seu contrário. O totalitarismo comunista se esqueceu das liberdades individuais e o ultraliberalismo negligencia o bem comum.”

            Longe do trabalho

Há décadas, nos Legislativos, orçamentos enviados pelos Executivos significam centenas de páginas lidas por poucos. No momento da votação em plenário, assessores de bancadas fazem o sinal com o dedo polegar, indicando para cima ou para baixo. Pronto, fica cumprida a missão da maioria dos parlamentares…

            Fica faltando

Após a aprovação dos orçamentos, os parlamentares deveriam acompanhar o andamento dos programas de obras, evitando o desperdício de dinheiro público. Fiscalizar é missão dos Legislativos, estabelecida pela Constituição.

            Cometem crime

Hoje é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, uma defesa natural do planeta contra os raios ultravioletas, extremamente nocivos para os seres vivos. Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1994, o tema ressurge a cada encontro de presidentes das nações mais poderosas do mundo. Falam, cumprimentam-se, brindam, jantam, posam para fotos, vão embora e esquecem as promessas.

            Há 35 anos

A 16 de setembro de 1986, o presidente José Sarney transmitiu a ordem: se os bois não aparecessem, haveria confisco dos rebanhos. A intenção dos pecuaristas era reter o boi gordo no pasto, esperando aumento de preços, o que provocou a falta de carne para consumo.

 

           Pouco além da intenção

O fechamento da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) completa 20 anos. Foi criada em 1959 pelo presidente Juscelino Kubitscheck e teve como idealizador e primeiro superintendente o economista Celso Furtado.

            Vítima de desvios

O argumento para a criação da Sudene, com sede em Recife, era o baixo desenvolvimento do Nordeste nos anos 1950. Coordenado pelo governo federal, pretendia gerar empregos e garantir o progresso. Desde a fundação, recebeu 35 bilhões de dólares. Parte do dinheiro foi desviado por pilantras e a região necessitada ficou mais pobre. Quanto à impunidade dos criminosos, dá para se imaginar. Ficaram rindo em coberturas de Copacabana…

Compartilhe essa notícia: