Política girando mais que ventoinha de aeroporto: 1) João Doria anunciou que desistia de concorrer à Presidência da República, mas voltou atrás; 2) quatro meses e 20 dias após ter se filiado ao Podemos, Sérgio Moro aterrissa no União Brasil.

Sem festa

A turbulência, provocada pela escolha do candidato ao governo do Estado, impediu o MDB de comemorar no final de março, como sempre fez, a criação do partido. Acaba de completar 56 anos.

Para enfrentar a crise

O senador Luis Carlos Heinze foi o relator do projeto aprovado que proíbe a penhora de bens das Santas Casas e de hospitais filantrópicos mantidos por entidades certificadas como beneficentes de assistência social. Valerá para processos de natureza civil, fiscal ou previdenciária.

Memória curta

A 1º de abril de 2006, Geraldo Alckmin, como pré-candidato à Presidência da República, declarou em entrevista: “A gente vê por aí, em outros governos, dinheiro sendo roubado, desperdiçado. Aqui em São Paulo, vocês podem ficar tranquilos que não tem ladrão. Em nosso partido nós podemos olhar nos olhos de vocês.” A referência foi clara: o governo Lula enfrentava a crise do mensalão.

É um abacaxi

Os grandes partidos não querem deixar para a última hora a escolha dos tesoureiros da próxima campanha eleitoral. Os que aceitarem vão mexer num vespeiro da manhã à noite.

Não mudou

Em abril de 2001, o governador de São Paulo, Mário Covas, disse em uma entrevista que “no Brasil, quem tem ética parece anormal”. Ainda hoje a frase faz muito sentido.

Blindagem

Políticos que cometem crimes contra o erário público e se autoprotegem apenas demonstram: são peixes do mesmo aquário.

Retrato

Um dos Editoriais do jornal O Estado de São Paulo, ontem, teve como título “Falta vaga, cria-se uma empresa.” Comentou: “A multiplicação de microempresas reflete principalmente a escassez de oportunidades no mercado de trabalho.” Acrescente-se: após a pandemia devastadora, seguida de uma guerra inexplicável da Rússia, fica difícil arriscar o capital, ampliar empresas e garantir novos empregos.

Dano mundial

A conta precisa ser enviada a Moscou: os ataques à Ucrânia provocaram aumentos brutais no petróleo, que atingiram os preços dos alimentos.

Medo de novo erro

Shanghai, com 24 milhões de habitantes, aplicará testes em 16 milhões para detecção da Covid-19. Ao mesmo tempo, manterá a cidade fechada para visitantes. Desde o ressurgimento do vírus, ocorreu o registro de 6 mil infectados. O governo chinês agora divulga amplamente os dados para não repetir o erro de 2020, quando silenciou, provocando a grande tragédia.

Sinal de grande perigo

“Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros”. A declaração de Bill Gates vem a propósito da inclusão desde o começo deste ano do transtorno dos games com efeitos mentais e emocionais na Classificação Internacional de Doenças.

Denominado Gaming Disorder ou Transtorno de Games, é um tipo de distúrbio de descontrole dos impulsos com um forte componente de ansiedade generalizada. Ou seja, um padrão de comportamento no qual a necessidade de jogar prevalece frente a outros interesses vitais.

Caminho correto

 A recomendação de especialistas é que os pais observem mais os hábitos dos filhos junto aos computadores. Quando a solução na família não se torna possível, busquem o auxílio de um profissional para orientá-los.

Argumento debochado

Sobre prisões injustas, que ocorrem com frequência, cabe lembrar o caso da empregada doméstica Angélica Teodoro, presa em novembro de 2005 pelo furto de um pote de manteiga de R$ 3,10 em um supermercado de São Paulo. Só ganhou a liberdade no final de março de 2006 por decisão do ministro Paulo Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça. A acusação queria a manutenção da prisão “pela gravidade do delito e a intranquilidade causada na sociedade paulista, com a reiteração de práticas assemelhadas”.

Compartilhe essa notícia: