O PDT fará convenção nacional em Brasília no dia 1º de maio. Lideranças trabalhistas afirmam a convicção de que, antes, Romildo Bolzan Júnior pedirá licença da presidência do Grêmio para participar do evento como candidato ao governo do Estado.
O que dirá o termômetro?
Algum dos institutos de pesquisa poderia consultar a população para saber o que está achando da propaganda partidária em rádio e TV. Até o final de junho, serão 305 minutos, contemplando 23 siglas que cumpriram os requisitos para utilizá-los.
Impossível evitar
O Diário da Justiça Eletrônico publicou, em dezembro do ano passado, a Resolução nº 23.610 que disciplina a propaganda eleitoral, a utilização e a geração do horário gratuito e as condutas ilícitas durante a campanha. Uma das novidades: o impulsionamento de conteúdo na Internet é permitido a partir da pré-campanha, desde que não haja o disparo em massa para um grande volume de usuários por meio de aplicativos de mensagem instantânea. Ficará na intenção. Surgirão emitentes de países estrangeiros, tornando-se impossível alcançá-los. Quer dizer, o avanço tecnológico chega a um patamar incontrolável.
Tem razão
Rodolfo Landim, indicado para assumir a presidência do Conselho de Administração da Petrobras, não assumirá o cargo. Prefere continuar como presidente do Flamengo, que tem a maior torcida do Brasil. Acha melhor conviver com eventuais derrotas do time em campo do que satisfazer o desejo de lucro incontido dos grandes acionistas da estatal.
Situação absurda
Reportagem publicada recentemente pela Folha de São Paulo mostrou o grande volume dos cursos de Direito de péssima qualidade. Uma das comprovações é a alta reprovação nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil, que habilita para o exercício da profissão. Os resultados deveriam levar à suspensão de muitas faculdades. Ocorre que o lobby das fabricantes de diplomatas é muito forte. Até quando continuarão enganando?
Memória da tragédia
Os jornais de 4 de abril de 2020 noticiaram: “Shoppings e restaurantes fechados, aeroporto vazios, trânsito livre em grandes cidades e cinemas às moscas mostram que a pandemia do coronavírus paralisou a economia brasileira. O impacto generalizado, nunca visto antes, pode demorar a ser medido por dados oficiais. O cenário é de medo e a recuperação entre diferentes setores está longe de ser uniforme.”
Nova tentativa
O líder indígena Almir Suruí, cacique do povo Paiter-Surui, filiou-se na semana passada ao PDT de Rondônia e concorrerá à Câmara dos Deputados.
Pretende repetir a façanha do cacique Mário Juruna que, em 1982, tendo como padrinho Leonel Brizola, elegeu-se deputado federal pelo Rio de Janeiro. Sua maior característica era andar com um gravador debaixo do braço. Registrava promessas de dirigentes da Fundação Nacional do Índio e de parlamentares. Quando não eram cumpridas, divulgava as gravações que tinham o efeito de flechas.
Domínio a qualquer custo
Vladimir Putin quer repetir o plano de Pedro, O Grande, que comandou o czarado da Rússia, de 1682 a 1721, e foi imperador nos quatro anos seguintes. Pretendia formar uma nação destinada a ser a maior do mundo, o que implicava em expansão territorial. Centenas de milhares de soldados e civis lutaram e morreram para servir ao Chefe, que não alcançou o objetivo.
Sobre o conflito
1) O plano de passar os tanques de ponta a ponta da Ucrânia, concebido em Moscou, parou. Entre os motivos, a resistência do país invadido e a pouca convicção dos soldados russos.
2) A Organização do Tratado Atlântico Norte articula o aporte de dinheiro para reconstruir cidades da Ucrânia. Não descarta a participação de recursos da Rússia.
No Sul do Atlântico
De 2 de abril a 14 de junho de 1982, ocorreu a guerra entre Argentina e Inglaterra pelo domínio das ilhas Malvinas. Passados 40 anos, Buenos Aires continua reivindicando o domínio da região, administrada pelos ingleses e que as denominam Falklands. Morreram 649 soldados argentinos e 255 britânicos.