A pandemia do novo coronavírus impactou o mundo de uma maneira que afetou as relações de trabalho.

O contato que as pessoas tinham com a tecnologia sofreu alterações nos últimos meses, transformando a rotina das organizações. Muitos serviços passaram a ser realizados exclusivamente pela internet, seja no computador ou por meio de aplicativos nos smartphones.

As reuniões deixaram de ser presenciais e passaram a ser realizadas virtualmente. Muitos médicos passaram a atender os pacientes em consultas online, graças a telemedicina, e as crianças e adolescentes experimentaram uma nova maneira de ir à escola, sem sair de casa.

Essas mudanças impostas pelo isolamento social levaram muitas pessoas a enfrentarem a resistência em utilizar as tecnologias para se adaptarem à nova realidade.

E é bem provável que após as regras de restrição social, muitas atividades continuem como estão, no denominado “novo” normal. Aquilo que deu certo e proporcionou resultados positivos continuará a ser executado via home office, para alegria de uns e tristeza de outros.

Para a consultora de carreira e coach, Angélica Dalla Rosa, todas as pessoas devem se adaptar a esse novo método do home office, encontrando uma maneira de criar uma rotina e estabelecendo horários para que a jornada fique mais flexível, atrativa e não sobrecarregue a rotina diária.

A questão é que todos deverão estar aptos para usarem as tecnologias. Até mesmo o público 60 + foi obrigado a aprender a utilizar as novas ferramentas a fim de conseguir manter os contatos com os familiares e não perder os laços de amizade, devido ao distanciamento social.

Já para o coordenador de psicologia da FACEFI, Cristofer da Costa, as novas tecnologias se fazem necessárias em nosso dia a dia, mas com bom senso.

É fundamental saber diferenciar o que a internet tem de bom, para o outro lado em que prejudica se não utilizada de maneira adequada.

Para ele, esses excessos acabam até mesmo trazendo problemas não só de saúde mental para a população, como até mesmo prejudicando essa pessoa em seu próprio trabalho.

Por isso, é tão importante saber criar pausas durante o dia, estabelecer tarefas e desacelerar o uso do celular e outras mídias, para uma saúde mais equilibrada.

Compartilhe essa notícia: