A previsão é de que não haverá puxada de tapete até domingo, quando o MDB escolherá o candidato ao governo do Estado.

Pontos extremos

No encontro do cafezinho, ontem à tarde, comentavam sobre a reviravolta provocada pela renúncia do pré-candidato Alceu Moreira. Uma das opiniões: “Tudo o que é sólido desmancha-se no ar e tudo o que parece ilusório dispõe de condições para se tornar rocha.”

Não explicou abertamente

Na carta em que anunciou sua decisão, Moreira usou a frase: “A máquina governista entrou em campo e interferências externas influenciaram numa disputa interna.” Filiados ficaram intrigados com o que consideram um enigma dentro de um mistério. Foram aconselhados a não criar teorias, que se transformariam em combustível no meio do incêndio.

Vai mudar?

As campanhas eleitorais costumam começar com dinheiro demais. À medida que o tempo passa, constatam-se ideias de menos.

Sem constrangimento

Mais um episódio para a série Coisas Nossas, Muito Nossas: faltando seis dias úteis para se encerrar o prazo de transferência, candidatos examinam as pré-nominatas de seus partidos à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas e avaliam as chances. Se a concorrência é grande, trocam. A ideologia e o programa ficam para depois.

Para nada

Outro capítulo da formação das nominatas é a participação de candidatos que não chegarão a 1 por cento dos votos. Entram por exibicionismo e vaidade.

Tempo perdido

Quando, eventualmente, é lembrada a reforma na legislação partidária, chega-se à conclusão: o resultado não passará de sofrível. As decisões ficarão nas mãos dos caciques, que só se interessam em preservar as próprias ambições.

Após 16 anos

Em 2006, o PT cogitou ter Ciro Gomes como vice de Lula. A tratativa não avançou, porque o PSB estava mais preocupado em ficar livre nos Estados e tentar ultrapassar a cláusula de barreira. Queria obter o mínimo de 5% dos votos à Câmara dos Deputados para continuar existindo. Agora, com Geraldo Alckmin, as duas siglas caminharão juntas.

Deixados na estrada

Notícia do site do jornal O Estado de São Paulo: “O ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva(PT) declarou, nesta quinta-feira, 24, que um eventual novo mandato seria composto “com muita gente nova”. Dessa forma, o petista descartou a possibilidade de nomes históricos do partido integrarem o primeiro escalão do governo. Além da ex-presidente Dilma Rousseff, Lula citou o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do PT José Genoino.”

Zona de risco

O aumento dos juros, como forma de conter a inflação, envolve riscos: a produção recua, empresas não expandem as atividades por medo das taxas, cresce o desemprego, o dinheiro circula menos e baixam as vendas no comércio.

De agosto de 2020 a janeiro de 2021, a taxa ficou em 2%. Hoje, está em 11,75%.

Problema se arrasta

No País, 40% dos municípios não têm serviço de esgoto por rede coletora, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São diretamente lançados em cursos de água ou a céu aberto, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Autoridades não se interessam pelo tratamento porque não dá voto. A inércia polui, evidenciando desprezo com a população.

Um dos legados do atual governo do Estado será dar condições legais de ampliar o serviço por meio da participação decisiva de recursos privados.

Descaso

A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê pena de reclusão de um a quatro aos que descumprem. Para o volume de denúncias, as punições são raras.

Legado do czar

Balanço trágico de um mês da invasão russa: milhões de refugiados, milhares de mortes e economias em colapso.

Quase redundante

Por iniciativa da presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Kátia Abreu, o colegiado irá se reunir com o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetsky, e com o encarregado de negócios da embaixada da Ucrania, Anatoly Tkach. Pretende esclarecer as posições de cada país no conflito. Há um caminho mais simples: ler os jornais, ouvir as rádios e assistir as TVs.

Outra meta: garantir por alguns minutos espaço nos noticiários.

Compartilhe essa notícia: