O site impostômetro.com.br atingiu R$ 2 trilhões às 19h47min de ontem. Valor arrecadado da população brasileira desde 1º de janeiro deste ano. Sem receita, o setor público não sobrevive.

O registro do placar eletrônico leva ao questionamento sobre a correta aplicação do dinheiro e a falta de mecanismos de  fiscalização dos que pagam.

Exigência e consequência

 A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou ontem a realização de audiência pública sobre a necessidade de passaporte vacinal contra a Covid-19 para acesso a locais públicos ou privados no Estado. Como se trata de uma forma de evitar a contaminação, não há o que debater. Sem a comprovação, que dá segurança, parte da população voltará a ficar confinada em suas casas.

Experiência

O Ministério da Saúde divulgou ontem que já foram distribuídas mais de 300 milhões de doses de vacinas anticovid em todo o país. Cem milhões receberam pelo menos uma dose. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de aplicações. Resultado de longa experiência. O Programa Nacional de Imunizações foi criado em 1976, quando o médico mineiro Paulo de Almeida Machado era o ministro da Saúde.

Alerta

As imobiliárias voltadas a locações e o comércio em Capão da Canoa estão assustados com possíveis prejuízos, quando a temporada de veraneio se aproxima: pela terceira semana consecutiva, o governo do Rio Grande do Sul emitiu aviso para a região. Técnicos do Grupo de Trabalho de Saúde demonstraram que a área de Capão apresentou piora em alguns indicadores, como número de casos confirmados e de internados em leitos de UTI por Covid.

Bom senso

Manchete da Gazeta do Povo, de Curitiba, ontem: “Em paz com Bolsonaro, STF evita julgar pautas-bomba contra o governo.”

É a trégua que faltava e não fará mal a ninguém.

Apreciador de fogueiras

O esporte preferido de Ciro Gomes é acender fósforos ao lado de um tonel de gasolina. Ontem, durante entrevista ao podcast do jornal O Estado de São Paulo, o candidato do PDT ao Planalto afirmou que “o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conspirou para a concretização do impeachment de  Dilma Rousseff”.

Claro que a presidente afastada em 2016 reagiu, dizendo que “ele mente de maneira descarada”. Vem pela frente novo round.

Antiga fórmula

O Comitê de Política Monetária do Banco Central terá duas reuniões até o final do ano: dias 26 deste mês e 7 de dezembro. A sinalização é de que aumentará a taxa básica de juros dos atuais 6,25 para 8,25 por cento. Representa esforço para conter o consumo e evitar o crescimento da inflação.

Precisa explicar mais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, torna-se forte candidato ao título de Autor da Obviedade do Ano. Na entrevista à CNN Internacional, disse que “o aumento de preços de alimentos e energia é responsável por metade dos índices de inflação no Brasil”.

Cobrança

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, saiu ontem do bunker para atirar: “A Petrobras parou de investir para distribuir dividendos a acionistas. É uma empresa predominantemente pública e o que existe ali é uma política que precisa ser revista.”

A direção da estatal não pode fugir de uma resposta.

Sem rodeios

Especialistas costumam dizer: na Economia, não existe otimismo ou pessimismo, mas apenas o realismo. A Economia é uma ciência exata e o resultado se deve ao que é feito.

Produção não para

Sempre acham algum erro: desde 1988, a Constituição Federal, que tem 250 artigos, recebeu 111 emendas.

   

Avanço merecido

Claudia Prudêncio e Vivian de Gann concorrem à presidência da seção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina, que tem 60 mil inscritos. Metade é constituída por mulheres. O mesmo ocorre em São Paulo: as candidatas são Patrícia Vanzolini e Dora Cavalcanti. Falta ao Rio Grande do Sul seguir o exemplo.

Quanto custa

Comentário em uma roda que reuniu, ontem, profissionais de várias áreas: alunos de Faculdades de Medicina privadas, que precisam financiar as mensalidades, ao concluírem o curso têm dívidas nunca abaixo de R$ 500 mil. A partir daí, muito trabalho para pagar a pesada conta.

Há 35 anos

A 14 de outubro de 1986, o governo federal confiscou e abateu 11.895 bois para permitir o abastecimento nas capitais. A meta era atingir 20 mil por dia. A medida foi tomada depois que proprietários passaram a esconder os rebanhos para fugir do congelamento dos preços. Consequência: a escassez nos açougues, pondo em risco o andamento do Plano Cruzado.

Compartilhe essa notícia: