A South Summit de 2022 se realizará no mês de março em Porto Alegre. O anúncio foi feito ontem, em Madri, pelo governador Eduardo Leite e pelo prefeito Sebastião Melo. A escolha se deu porque a capital possui um ecossistema de inovação com grandes parques tecnológicos e mais de 1 mil startups. A South Summit é uma das maiores feiras de inovação do mundo. Pela primeira vez, o evento acontecerá fora da Europa. Como referência em inovação, vai criar uma ponte de conexão, ampliando a visibilidade e o networking internacional.

Sem unanimidade

Em convenção, ontem, a executiva nacional do Democratas aprovou a fusão com o Partido Social Liberal para a formação do União Brasil, que usará o número 44. Os únicos votos contrários foram do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e dos delegados do DEM do Rio Grande do Sul. Justifica-se: o presidente Jair Bolsonaro saiu do PSL após desentendimento.

Sinal de perigo

O Reino Unido (formado por Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), o Brasil e a França tiveram os maiores aumentos de inflação em agosto entre países com economias consolidadas. Foi resultado do levantamento publicado terça-feira pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

No Brasil, a inflação em 12 meses passou de 9% em julho para 9,7% em agosto. Na França, subiu de 1,2% para 1,9%. No Reino Unido, a taxa avançou de 2,1% para 3%.

O que está na balança

Entre os preços que pesam na inflação do Brasil estão os da energia elétrica, com taxa anual de 18% em agosto, a maior elevação desde 2008. Os preços dos alimentos também aceleraram  para a taxa de 3,6%, ante 3,1% em julho.

Quem vai controlar?

A Argentina continua a ter a maior inflação anual entre os países do G20, com taxa de 51,4% em agosto, após nove meses consecutivos de alta. Em seguida, vem a Turquia com 19,3%. O Brasil aparece como a terceira maior inflação em 12 meses.

       Há muitos temas na pauta política para serem debatidos, mas a inflação precisa ter prioridade. Todos sabem: tem custo muito alto para quem está na base da pirâmide. Torna-se o imposto mais cruel para os que recebem salários baixos.

Às compras

            O Black Friday ocorrerá a 26 de novembro. Em 2020, durante a pandemia, a data mais importante do varejo completou uma década no Brasil. Mesmo assim, as vendas do e-commerce na data superaram 4 bilhões e 700 milhões de reais, com alta de 25 por cento  comparadas a 2019, segundo a consultoria Ebit/Nielsen.

Há 90 anos

O jornal O Estado de São Paulo publicou na 1ª página da edição de 7 de outubro de 1931:

“Chegou hoje ao Rio de Janeiro, procedente de Porto Alegre e de Paranaguá, o paquete nacional Antonio Benevolo a cujo bordo viajaram 161 peregrinos que vêm assistir à inauguração do monumento ao Cristo Redentor. Esses peregrinos vieram sob a chefia do frei Leonardo. No cais, aguardando, viam-se muitos sacerdotes e autoridades eclesiásticas.”

A inauguração ocorreu cinco dias depois.

Uma aula à disposição

Ruy Barbosa ensinou e poucos na vida pública brasileira aprenderam: “Todas as leis protetoras, todos os melhoramentos materiais são incapazes e ineficazes para determinar a riqueza e a grandeza econômica do País, se não partirem da educação popular, a mais criadora de todos as forças econômicas, a mais fecunda de todas as medidas financeiras.”

Necessidade

Belo Horizonte deu o exemplo: na semana passada, inaugurou o primeiro Instituto Médico Veterinário Legal do Brasil. Será um reforço na luta contra a violência, permitindo a produção de provas e a materialidade do crime praticado contra animais. Oferece exames de corpo delito e assessoria técnica às instituições que atendem as ocorrências de maus tratos.

Mais rigor

O presidente Bolsonaro, a 29 de setembro do ano passado, sancionou a lei que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. O crime passou a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Antes, era de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Compartilhe essa notícia: